É considerado um número racional?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os números racionais podem ser representados em forma de fração, números decimais de finita ordem e dízimas periódicas. É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível.

Um número racional qualquer tem sempre um numero infinito de ordens (casas) decimais. Um número racional qualquer não pode expressar-se em forma decimal exata. Um número racional qualquer nunca se expressa em forma de uma decimal inexata.

São exemplos: 0,05 (um decimal exato), que pode ser obtido pela divisão entre 5 e 100, ou seja, pode ser escrito como 5/100; -43 e 12 (números inteiros), que podem ser escritos como -43/1 e 12/1; a dízima periódica 0,33333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão entre 1 e 3, então 1/3.

Os números racionais podem ser representados em forma de fração, números decimais de finita ordem e dízimas periódicas. É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível.

Além das raízes não exatas, qualquer dízima não periódica é um número irracional. Exemplos: 4,123493… 0,01230933…

Os algarismos que utilizamos hoje, chamados indo-arábicos, são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Combinando esses algarismos, conseguimos representar qualquer quantidade. Com a evolução da sociedade e do interesse do ser humano pela Matemática, surgiram também os conjuntos numéricos.

Entre dois números naturais consecutivos existem infinitas frações, por exemplo: entre 2 e 3 existem 21/10, 5/2, 29/10 e assim por diante.

-se primeiramente o numerador e em seguida a unidade fracionária: meio, terço, quarto, etc. Se o denominador é uma potência de 10, isto é, 10, 100, 1000, ... , -se o numerador acompanhado das palavras décimos, centésimos, milésimos, etc.

Realmente todo número inteiro é racional, pois pode ser escrito na forma de fração. Por exemplo, o número – 7, que é inteiro pode ser escrito, na forma de fração, como -7/1.

Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.

Resposta: 2 dividido para 5.

Os números racionais são infinitos, ou seja, entre 0 e 1 existirá infinitos números racionais.

No conjunto dos números racionais, estão os inteiros, os naturais, os decimais exatos, e as dízimas periódicas. Já os números irracionais são as dízimas não periódicas, logo, não existe nenhum número que seja racional e irracional ao mesmo tempo.

Números irracionais. Um número irracional, como o próprio prefixo - i - indica, é um número que não é racional, ou seja, que não pode ser colocado na forma de uma fração , onde os dois termos são inteiros e o denominador é diferente de zero. Por exemplo, é um número irracional.

Potência de expoente zero.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.

Os números irracionais são representados pela letra I (maiúscula). Estes números não admitem serem escritos na forma de fração, pois em suas formas decimais, consistem em números infinitos não periódicos.

O surgimento do conjunto dos números racionais se deu da necessidade de demonstrar partes de um inteiro e as divisões que obtinham resultados decimais. As dízimas periódicas também faziam parte dos números racionais.

A quantidade de numeros racionais contidos no intervalo entre 1 e 2 é infinita. Numero Racional é um numero que pode ser representado em forma de quociente de dois números inteiros, com o denominador diferente de zero.