É comum usar barba no Brasil?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Pesquisa revela que 88% dos homens do país usam algum tipo de barba; especialista explica como desenvolver e tratar uma barba de forma saudável. Cerca de um terço (33%) dos brasileiros usam barba para se sentirem mais atraentes.

A empresa não pode impedir diretamente o uso de barba. Aqui vale o bom senso do colaborador: Então, é indispensável que a higiene da sua barba esteja em dia e de preferência mantenha a barba bem asseada (limpa, penteada/escovada, alinhada, etc).

Um estudo brasileiro, realizado em parceria com o Opinion Box, apurou que 33% dos homens usa barba para se sentir mais atraentes. Já 39% afirma que opta por ter barba, simplesmente por gostar e sem nenhuma razão em particular. Entretanto, 8% confessaram que mantinham os pelos faciais para estar na moda.

A pesquisa apontou a barba como sinal de envelhecimento de cinco a oitos anos. Aos 31 anos, o príncipe William ficou com aparência de 36, segundo entrevistados. David Beckham, que tem 38 anos, ficou com cara de 34 quando barbeado, e 39 com barba. Jude Law, de 40 anos, aparentou três anos mais velho com barba.

Remover a barba com muita frequência favorece o aparecimento de pelos encravados. Aqui há uma verdade! Aqueles que se barbeiam com uma maior frequência tendem a apresentar mais pelos encravados e foliculite na barba.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita! Mas também bem cuidada, quase que unanimidade.

Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância. Curiosamente alguns estilos de barba foram batizados com o nome de homens que popularizaram o formato na aparência masculina.

Pode não ser legal como barba para rosto quadrado, porque periga perder o ângulo da mandíbula. Os retangulares, melhor evitar: alonga o rosto ainda mais. Esse bigodão bem tradicional é bom para o rosto triangular, porque chama a atenção para o centro do rosto. No oval, o bom é que cria mais ângulo.

Por exemplo, trabalhadores que fazem uso de barba em uma indústria de alimentos, é plausível que o empregador manifeste intolerância ao uso de barba em contato com alimentos, desde que não seja de forma discriminatória, vexatória ou excessivamente rigorosa.

Depois, quanto mais “coisas” estão no rosto das pessoas, sejam bigode, barba, maquiagem, etc… tudo isto faz com que os manipuladores levem a mão mais vezes ao rosto do que deveriam, contaminando ambos, ou seja, fazendo o que chamamos de contaminação cruzada.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Seria a Bíblia uma fonte de inspiração para estas condutas? Para começar, as barbas não têm nada a ver com a salvação. Deixar a barba crescer não salvará sua alma. Da mesma forma, barbear-se não fará você perder a sua salvação.

Ajuda a manter a aparência jovem
Os pelos no rosto protegem a pele dos efeitos do envelhecimento e do desgaste provocado por fatores climáticos, como sol e vento. Além disso, eles impedem a perda de água, mantendo-a hidratada. É por isso que, a partir de certa idade, a barba contribui para uma aparência mais jovem.

Em alguns homens, os fios podem surgir na adolescência. Em outros caras, pode ser que os pelos só comecem a crescer aos 20 e poucos anos e tem homens que só conseguem próximo dos 30 anos.

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.