É comum câncer de intestino?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

É um câncer que pode atingir a todos, sendo que há uma elevação progressiva do risco com aumento da idade. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, em 2019, 20.578 pessoas faleceram em decorrência do câncer no intestino no Brasil .

São considerados fatores de risco para o câncer de intestino: idade acima de 50 anos, dieta com alto teor de gordura e baixo teor de fibras, obesidade , sedentarismo e tabagismo. Pessoas que possuem histórico da doença ou casos de câncer de intestino na família precisam ficar mais atentas.

É no intestino grosso que se concentra a maior parte dos tumores, que se formam a partir de pólipos.

Também chamado de câncer colorretal, do cólon ou do reto, o câncer de intestino também é um dos cânceres mais letais do mundo. Ele pode, ainda, se espalhar para outras partes do corpo, especialmente o fígado e, às vezes, para os pulmões, ossos e outros órgãos.

As queixas são mais comuns quando o tumor compromete o lado esquerdo com dores abdominais, tipo cólica, constipação intestinal alternada com diarreia. A presença de sangue é frequente, porém em pequenas quantidades, geralmente de coloração escurecida nas fezes e associada a muco.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

E existem vários métodos eficientes para o diagnóstico precoce do tumor, como: Pesquisa de sangue oculto nas fezes – indicado para quem não apresenta sintomas, mas está na faixa etária (homens e mulheres que tenham entre 50 e 65 anos); Colonoscopia – para quem já possui sintomas.

Segundo o Inca, os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável.

Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

Pólipo é uma lesão na parede interna do intestino que pode virar câncer em um processo que leva de cinco a 15 anos.

Câncer de Intestino: Conheça os principais sintomas

  • Sangue nas fezes.
  • Alterações significativas no formato das fezes.
  • Constipação ou diarreia.
  • Inchaço ou dor no abdômen.
  • Perda de peso sem motivo específico.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

  • Câncer de mama. ...
  • Câncer de próstata. ...
  • Câncer testicular. ...
  • Câncer de tireoide. ...
  • Melanoma. ...
  • Câncer do colo do útero. ...
  • Linfoma de Hodgkin.

Tratamento do câncer de cólon e de reto alto
A expectativa de vida (doença-específica) estimada em 5 anos de acordo com o banco de dados americanos do Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) está colocada entre parênteses na sequência de cada estádio clínico.

O período de transformação dos pólipos em um tumor maligno demora, em média, 10 anos. A segunda forma é quando o intestino é afetado diretamente pelo câncer.

Localizado no interior da cavidade torácica, é o centro do sistema circulatório e sempre requer atenção quanto à sua saúde: de acordo com o Ministério da Saúde, quase 30% das mortes no país são causadas por doenças cardiovasculares.

Geralmente, em estágios iniciais, ele é assintomático. E, quando o indivíduo começa a ter sintomas, o quadro já está bem avançado. Os sintomas vão depender de onde o tumor se encontra. Caso apareça do lado direito do intestino, os sintomas serão fraqueza, anemia e aumento de frequência da evacuação.