É cinco horas ou são cinco horas?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Quando indica tempo, o verbo ser concorda com o numeral expresso no predicativo: São três horas da tarde. Já são mais de quinze horas.

O correto é"São" porq não existe apenas uma hora, e sim várias horas. São 8 horas. se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural.

Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado. – já são 09 horas da manhã.

O verbo SER, com referência a tempo e distância, concorda com a palavra seguinte: “É 1h”; “SÃO 2h”.

A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.

Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

Na língua Portuguesa, utiliza-se do verbo ser (e não o verbo ter) para expressar informações de horários. Assim sendo, o correto para este caso é “Que horas são?”.

Plural só a partir das duas: são 2h, são 3h, são 20h. Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h. “são doze horas e trinta minutos” ou então que “é meio-dia e meia”.

S.O.S. Português. Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas".

* Quando estivermos nos referindo a expressões que indicam quantidade, ou seja, medida, peso, preço e valor, o verbo “ser” permanece no singular. Vamos ver alguns exemplos? Quinze minutos de recreio é muito pouco.

A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

As possibilidades parecem ser muitas: 07:00, 07h00min, 7hs, 7hrs, 7h., 7H; mas regras existem e devem ser respeitadas. De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, devemos grafar as horas com letras minúsculas, com um simples h, sem os dois pontos, sem o duplo zero e sem o ponto (7h, 13h, 21h).

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

1 hora - 2 horas - 3 horas - 4 horas - 5 horas… Exemplo: A reunião será às 8 horas. 1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h…

Se a palavra “dia”, no singular, for utilizada na oração, só há uma possibilidade: “Hoje é dia 31 de janeiro” (marca uma data específica). A menos que estejamos contando os dias, aí, passamos para o plural: “Hoje são 31 dias de janeiro” (ou seja, já se passaram 31 dias desde que janeiro começou).

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.