É Chinga ou xinga?

Perguntado por: lsouzas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Xingar, com X, é a forma correta de se escrever. O termo é sinônimo de insultar, agredir por meio de palavras ou ofender. Por exemplo: “a torcida xingou o árbitro durante o jogo”. Enquanto, “chingar”, escrito com CH, está errado e não existe na língua portuguesa.

Quem comete injúria está ofendendo a dignidade de uma pessoa com insultos e xingamentos. Ou seja, utilizar adjetivos negativos para se referir a uma pessoa, afetando a sua dignidade ou autoestima.

verbo transitivo direto, predicativo e intransitivo Dizer insultos ou palavras ofensivas; ofender, insultar.

Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defenda que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações desconfortáveis do dia a dia.

Xingue vem do verbo xingar. O mesmo que: descomponha, espinafre, insulte, ofenda, destrate, afronte.

Vamos esclarecer agora como se escreve xingar ou chingar: o certo é com X! Portanto, não erre mais, sem saber se está chingando ou xingando, quando estiver com raiva! Mas por que existe essa insegurança na hora de escrever? Porque as duas formas têm a mesma pronúncia, daí a confusão.

Conjugação do verbo: xingar

  1. Presente. eu. xingo. tu. xingas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. xingava. tu. xingavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. xingarei. tu. xingarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. xingue. que tu. xingues. ...
  5. Futuro. se eu. xingar. se tu. xingares. ...
  6. Pessoal. eu. xingar. tu. xingares. ...
  7. eu. xingaria. tu. xingarias. ele/ ela/ você

O que o síndico deve fazer
Se a situação perturbar a paz do condomínio de forma geral, o síndico pode aplicar multas. Se a situação classificar-se como violência, o síndico pode ligar para a polícia.

Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos. Assim, aquelas brincadeiras entre amigos não interessam ao Direito Penal.

A injúria está tipificada no artigo 140 do Código Penal, “Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”. O crime nada mais é do que xingar alguém, ofendendo de forma subjetiva sua dignidade e decoro.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Tanto que na pesquisa, em todas as faixas etárias e sociais, disseram que o pior xingamento para uma mulher é 'puta'. Ou seja, existe uma intenção de controle sexual das mulheres. O ideal de mulher é a do recalque. Uma cultura machista”, avalia a professora.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.

O estudo também aponta que xingar pode estar ligado ao aumento da circulação, elevação dos níveis de endorfina e serotonina, e a um sentimento de calma, controle e bem-estar. Lembre-se que esses benefícios são alcançados quando os insultos são proferidos no momento correto e de uma forma moderada.

Xingar, com X, é a forma correta de se escrever. O termo é sinônimo de insultar, agredir por meio de palavras ou ofender. Por exemplo: “a torcida xingou o árbitro durante o jogo”.

Recorra às perífrases (expressões usadas quando se quer evitar dizer algo indesejado ou desagradável) para não falar palavrões.
...
Use eufemismos.

  1. "Poxa" em vez de "p...".
  2. "Eu me dei mal" em vez de "Eu me f...".
  3. "Vá se lascar" em vez de "Vá se f...".
  4. "Filho da mãe" em vez de "Filho da p...".

O vocábulo xingar vem do quimbundo (ou kimbundu), que é uma língua africana falada no noroeste de Angola. Trata-se de um dos idiomas oficiais do país africano, junto com o português. A palavra demonstra como o processo de formação da língua portuguesa recebeu influência de diversas partes do mundo.

Baixo calão
Na verdade, baixo calão é incorreto. O certo seria baixo escalão (que significa nível) ou apenas calão (que significa palavra obscena), não necessitando da palavra "baixo", pois o substantivo já entrega o sentido.

Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.