É certo limpar o ouvido com cotonete?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva.

Embora seja um hábito muito comum, limpar o ouvido com cotonete pode trazer sérios riscos e complicações. Além da possibilidade de ocorrer infecções, como a otite, o uso das hastes flexíveis pode causar lesões e até mesmo perfurar o tímpano, que nesse caso exige cirurgia para correção.

Essa recomendação está correta e visa proteger o canal auditivo e evitar lesões como perfurações. Apesar da indicação, usar cotonete diariamente é um hábito amplamente cultivado. Se você também costuma usar hastes flexíveis no ouvido com frequência, esse post é para você.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Proteção contra infecções no canal auditivo
Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.

Como o ouvido é rico em terminações nervosas e fibras sensitivas, o estímulo, de fato, pode gerar uma sensação imediata de alívio e prazer. Há também aqueles que se preocupam excessivamente com a limpeza do ouvido e acreditam (erroneamente) que toda e qualquer cera deve ser removida.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Perfuração e lesões no tímpano
O cotonete é um aparelho composto por hastes flexíveis de plástico. Quando o seu uso for frequente ou com força, usado de maneira mais agressiva ao introduzi-lo no ouvido, pode trazer sérios problemas para a saúde da região!

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

Enquanto alguns dizem que para se ter uma higiene saudável é necessário limpar os ouvidos com frequência, a verdade é que, toda cera produzida nos canais tem como principal função lubrificar e proteger, eliminando do sistema auditivo detritos e bactérias. Não é necessário limpar o ouvido com frequência.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Sem a cera, os canais auditivos ficariam secos, causando coceira e seriam mais suscetíveis a arranhões e cortes internos. As células da pele no canal auditivo são células de pele “migratórias”, ou seja, elas migram de dentro do canal auditivo para fora do canal auditivo.

Algumas pessoas podem ter uma produção maior de cera, mas há hábitos que favorecem o acúmulo e a compactação da cera no canal auditivo, como o uso de hastes flexíveis e a manipulação dos ouvidos com outros objetos, seja na tentativa de aliviar a coceira ou de retirar o cerume por conta própria.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.

A cera do ouvido, também conhecida como cerume, é uma secreção de consistência pastosa, de coloração entre o amarelo claro e o marrom escuro, que é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

A retirada do cerume pode ser feito através de lavagem, aspiração, ou por meio de pinças por um médico otorrino, a fim de não trazer traumas e lesões ao ouvido.

O SUCESSO DA DEPILAÇÃO MASCULINA
Mas Lúcia Pesca, psicóloga e especialista em sexualidade humana, arrisca uma explicação que pode servir para muitos casos: os homens coçam o saco por causa do desconforto que os pelos causam e pela sensibilidade da pele daquela região.

Um hábito comum que as pessoas têm é o de limpar os ouvidos com cotonete. O que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva. Infecções, inflamações, otite e até perfuração do tímpano são algumas delas.

O objetivo da limpeza com o cotonete é retirar o cerume, popularmente conhecido como “cera”. No entanto, essa substância, secretada pelas células que revestem o canal auditivo, não está lá por acaso: ela contém anticorpos e substâncias antifúngicas, que protegem o ouvido contra infecções.