É certo falar vocês têm?

Perguntado por: onunes9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos.

O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

2 trazem, levam, portam, carregam, acompanham-se. Exemplo: Elas sempre têm linha e agulha na bolsa. Contêm ou são compostos por: 3 contêm, incluem, abrangem, compreendem, apresentam, compõem-se, constituem-se, comportam, encerram, constam.

Sinônimo de: possui, dispõe, detém, conta, goza, desfruta, frui, usufrui, senhoreia, assenhoreia, reúne, há, traz, leva, porta, carrega, acompanha-se, contém, inclui, ...

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Plural dos dias da semana
O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras. As palavras sábado e domingo não costumam apresentar dificuldades na formação do plural, por serem substantivos simples.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

Observe os exemplos: Ela tem um senso de justiça notável. O menino pensa que seu cachorro tem superpoderes. A pessoa tem que saber quando não é bem-vinda.

De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Logo, quando conjugamos o verbo na terceira pessoa do singular, formamos a expressão TEM, sem o acento circunflexo. Além do emprego nos sujeitos ELE/ELA, o TEM também pode ser utilizado para concordar com sujeitos que dão noção de muitas pessoas, mas que são conjugados sempre no singular, como “todo mundo” e “gente”.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

3 improdutivo, improfícuo, infrutífero, estéril, vão.

2 acontecido, ocorrido, decorrido, sucedido, desenrolado, passado, dado, processado, transcorrido.

... foi candidatado pelo partido. 2. Ele tem se candidatado em todas as eleições.

Que não possui, não adquire, não porta.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.