É certo falar tribo?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Tribo é o nome que se dá a um agrupamento humano unido pela língua, costumes e tradições. Povo, é usualmente, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação.

O feminino definitivo é, portanto, posterior a finais do século XVI. Tribo, palavra hoje feminina, sofreu hesitação de género, mesmo ao longo de século XVII. Vieira (Ali, 1964: 70) usa-a nos dois géneros: «De huma tribo a outra tribo» (Sermões, 8, 264 e «Ajuntou todos os tribos que poude» (Ibidem, 9, 412).

“Indígena” é o termo mais correto, e não “índio”. Indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado. Ele significa “natural do lugar que se habita” ou “aquele que está ali antes dos outros”, sendo abrangente com a grande pluralidade de povos originários.

Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, Não é Legal se referir a povos indígenas como índios.

1 sinônimo da palavra tribo: Principais sinônimos de tribo: 1 clã.

Dentre eles, há dois troncos principais: Macro-Jê: que incluem os grupos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê. Tupi: onde estão os Arikém, Awetí, Jurúna, Mawé, Mondé, Mundurukú, Puroborá, Ramaráma, Tuparí e Tupi-Guarani.

Sim. Os povos indígenas podem ser considerados como uma nação pois constituem um grupo de pessoas que compartilham os mesmos costumes, hábitos sociais, crenças, cultura e organização política.

Tribo (do termo latino tribus) é um tipo de agrupamento humano unido pela língua, costumes, instituições e tradições. O termo era, originalmente, empregado para designar cada uma das trinta divisões da Roma Antiga (mais tarde, trinta e cinco) formadas por cidadãos plebeus.

Também são exemplos de tribos: góticos, hippies, patricinhas, playboys, skatistas, surfistas, metaleiros, drag queens, tribo do hip hop, clubbers, skinheads, punks, motoqueiros, roqueiros, grunges, rastafári, steampunk, emos, bikers, geeks, veganos, dorks, cosplayers, indies e muitos outros.

A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução.

O cacique é o líder ou chefe das tribos indígenas brasileiras.

1 indígena, aborígine, aborígene, autóctone, primitivo, nativo, natural, aboriginal, aboriginário, selvagem.

Pela primeira vez, o Brasil celebra neste 19 de abril o "Dia dos Povos Indígenas" - e não mais o "Dia do Índio", como a data era conhecida até o ano passado. A mudança foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

O termo “índio” fere os povos indígenas porque os homogeneízam, INDÍGENAS é o termo correto, que significa “natural do lugar que se habita”, que em si abrange o diverso, o múltiplo.