É certo falar se der?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Logo, "dê" é utilizado quando nos referimos à ação de oferecer algo a alguém ou mesmo de pedir algo. Já a forma verbal "der" só pode ser usada depois do pronome "se" e "me".

"Me der notícias" ou "Me dê noticias"? A primeira frase está incompleta. Com o verbo dar no futuro do conjuntivo (subjuntivo, aí no Brasil), teria de antepor ao pronome me um se ou um quando, como por exemplo: "Se me der notícias..." / "Quando me der notícias..." / "Assim que me der notícias, responder-lhe-ei."

Pode ser que dê certo, pode ser que dê errado. Mas continuarei sempre tentando.

Emprestar: 2 conceder, emprestar, outorgar, fornecer, facultar, entregar. Renunciar: 3 abandonar, renunciar, largar, dispensar, deixar, abrir mão, desistir, desinteressar-se.

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “”.

Traduzimos ele como “Senhor”, “Senhora” e também é usado para “você”, quando este for usado de forma mais formal. Portanto, quando você for falar ou escrever para um Senhor, usa o tratamento formal Sie e quando for falar ou escrever para uma Senhora, usa o Sie também.

Tente atualizar a página.
...
Verbo dar - Verbo irregular da 1ª conjugação.

PresentePretérito perfeitoFuturo
dê dês dê demos deis deemdesse desses desse déssemos désseis dessemder deres der dermos derdes derem

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

A expressão está correta. A forma é perfeitamente possível como atesta o uso efetivo da língua. Lindo é um adjetivo. Exemplo: lindíssimo (superlativo sintético) é 'muito lindo' (superlativo analítico).

Logo, "dê" é utilizado quando nos referimos à ação de oferecer algo a alguém ou mesmo de pedir algo. Já a forma verbal "der" só pode ser usada depois do pronome "se" e "me". Veja os exemplos: Quando ele me der o dinheiro, pagarei as contas amanhã.

A forma correta de escrita da palavra é ceder. A palavra seder está errada. Existem diversas situações onde utilizamos correntemente o verbo ceder, tendo uma significação muito abrangente.

Vai dar certo ou vai dá certo? Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta: “Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

As duas formas existem e estão corretas. Dá é a forma conjugada do verbo dar na 3.

da – Preposição de + Artigo a . dá – Verbo dar conjugado na terceira pessoa do singular ele/ela dá . Uso: O pirulito é da Talita.

Então, um substantivo pode ser:

  • masculino => “der
  • feminino => “die
  • ou neutro => “das“

BMW {masculino}
BMW {f.} BMW hat schon seit langem ein Motorrad mit Katalysator auf dem Markt.