É certo falar menos pior?

Perguntado por: atrindade6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico. Ora, se pior é mais mau ou mais mal, menos pior será menos mais mau ou menos mais mal. O ideal, então, é dizer "menos mau" ou "menos mal", de acordo com a ocasião.

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

A presença de formas nominais do verbo influencia o uso dos advérbios nas expressões “mais bem”, “melhor”, “mais mal” e “pior”. A presença do particípio é determinante no uso da expressão correta.

Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”. Tal construção é tida como esdrúxula, ilógica, uma vez que reúne duas comparações opostas.

Sinônimo de pior

  1. mais mau, mais ruim, péssimo. ...
  2. inferior, insignificante, menor, último. ...
  3. desacertado, imprudente, inapropriado, inconveniente, insensato. ...
  4. dano, embaraço, estorvo, impedimento, incômodo, prejuízo. ...
  5. mais errado, mais mal, piormente.
  6. Não encontrou o sinônimo que procurava?

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.

Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

Na maior parte dos usos, “menos” é um advérbio de quantidade – assim como “muito”, “pouco”, “bastante”, “mais”. Dentro dessa classificação, ele faz parte dos advérbios invariáveis, ou seja, que não flexionam de acordo com os substantivos que o acompanham.

A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

Aprenda de vez como se usa essa palavra. Para a dúvida acima, é melhor irmos direto ao ponto: não existe a palavra “menas” na língua portuguesa. O correto é dizer “menos”, sempre, em qualquer ocasião, ponto final.

No Brasil, ao formar comparações, ninguém usa "mais pequeno" em vez de "menor" ou "mais grande" em vez de "maior". As expressões compostas simplesmente soam erradas para brasileiros.

O mais inconveniente, insensato, imprudente ou desacertado.

1. Comparativo de superioridade de mau; mais mau. 2. Que excede outro em maldade, em ruindade, em qualidades más.

Comparativo

bom-melhorpequeno-menor
mau-pioralto-superior
grande-maiorbaixo-inferior

2 calamitoso, catastrófico, desastrado, desastroso, horrível, infausto, infeliz, lamentável, miserável, terrível, trágico. Detestável: 3 detestável, abominável, horrendo, abominoso, aborrecível, deplorável, desagradável, execrável, insuportável, intolerável, maldito, odioso.

piores | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

'Você vai de mal a pior ou de mau a pior?'
O correto é mal com L. Lembre da regra do contrário: o oposto de mal é bem, e de mau é bom. Mão feminina escreve em bloco. Foto: Pixabay.