É certo falar meia noite?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Embora a rigor signifique o momento exato em que começa um novo dia, a palavra “meia-noite” e suas traduções são fonte de potencial confusão (quanto a qual dia se referem – se ao que se inicia ou ao que acaba de terminar). Por essa razão, recomenda-se o uso preferencial dos horários 23h59 ou 00h01.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Faz zero grau! Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.

Plural: meias-noites.

Quando passa da meia-noite não é dia, é apenas outro dia, mas é madrugada. Bom dia só depois das cinco horas da manhã.

Meia noite! O famoso rei Davi orava a meia noite. No salmo 119.62, ele registra esse hábito. Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo.

"Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia, Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia. "Tal costume se perpetuou até o início do século 20, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite.

00h00 – É a hora de acordar, a semente que pode florescer em inúmeras possibilidades maravilhosas. Você é uma semente que tem potencial para ser uma árvore com todos os dons que Deus lhe deu. Seja a melhor versão de você!

midnight s
Eu cheguei em casa logo antes da meia-noite. I came home shortly before midnight.

1 hora - 2 horas - 3 horas - 4 horas - 5 horas… Exemplo: A reunião será às 8 horas. 1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h…

Nesse caso, o numeral uma indica a hora precisa: uma hora da madrugada ou uma hora da tarde. Na indicação de horas precisas, o a deve receber o acento indicativo de crase – fusão do artigo a com a preposição a.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

São 6h00 (errado) São 11h (certo) São 11h00 (errado)