É certo falar duma?
As quatro formas estão corretas e podem ser usadas quer numa linguagem informal, quer numa linguagem formal.
Quando se usa em OU NA?
Em expressa mais o lugar, enquanto na o interior, (dentro da equipe). Então o na seria de maior coerência. Um abraço!
É correto dizer muito mais?
Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.
E de Maria ou da Maria?
É interessante lembrar que o uso dos artigos definidos diante dos antropônimos (nomes próprios de pessoas) é facultativo. Há regiões (países, estados, cidades) que gostam dos artigos e outras não: "casa do Paulo" ou "casa de Paulo"; "livro da Maria" ou "livro de Maria". Isso pode ser um simples regionalismo.
Está na posse ou em posse?
Os documentos estão em posse do réu? ou 3. Os documentos estão de posse do réu?”. Podemos dizer que as frases 1 e 2 estão corretas.
O que significa 4 pontinhos no WhatsApp?
Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.
É correto dizer numa?
No Brasil, aceita-se «em um», a par de num: «Em lugar de em um, em uma podemos dizer num, numa» (M. Said Ali, Gramática Secundária da Língua Portuguesa, São Paulo, Melhoramentos, 1965, pág. 49).
Quando não se pode usar a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Qual é o correto ir ao banheiro ou ir no banheiro?
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
Estou em Brasil ou no Brasil?
Quando se usa o "em" e o "no"? Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».
Qual o correto na Angola ou em Angola?
A norma antiga, que continua a vigorar em Angola, não prevê o uso de tais letras.
Foi bom demais ou de mais?
Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.
É linda demais ou de mais?
“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).
Estou cansado demais ou de mais?
A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.
Porque não pode falar mais melhor?
As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.
É certo falar menos pior?
Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”. Tal construção é tida como esdrúxula, ilógica, uma vez que reúne duas comparações opostas.
É correto dizer a menor?
Está certo falar 'a maior' ou 'a menor'?
Um ouvinte pergunta se as expressões podem ser empregadas para substituir as locuções 'a mais' e 'a menos'. Professor Pasquale explica que esse uso é correto, apesar de parecer um pouco estranho.
Onde moram ou aonde moram?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Vai a feira ou vai a feira?
O certo é “de segunda a sexta-feira”. Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido. Nesta frase, nós nos referimos a qualquer segunda-feira (=usamos apenas a preposição “de”) e a qualquer sexta-feira (=só existe a preposição “a”).