É certo falar de nada?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

A grafia correta dessa expressão é de nada. Tanto o termo denada quanto dinada estão errados. Geralmente, esse vocábulo é usado como uma forma de agradecimento quando alguém nos diz obrigado. O termo expressa que, diante de uma ação realizada, aquele que nos agradeceu não precisa fazer nada em troca.

Significado de “de nada”
É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.

Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento.
...
Além delas, as seguintes formas também podem ser usadas como resposta a um obrigado:

  1. não há de quê;
  2. não seja por isso;
  3. eu que agradeço;
  4. disponha;
  5. às ordens;
  6. não tem de quê;
  7. obrigado a você.

Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato. Essa resposta é a mais elevada.

Seguem alguns exemplos:

  1. Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  2. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  3. Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  4. Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Significado de dnd: Abreviação usada no meio digital para dizer "de nada".

Outras formas de se responder a um agradecimento

  1. Às ordens. É um sinônimo de disponha, uma forma de reagir a um reconhecimento dando a entender que está à disposição para quando a pessoa precisar.
  2. Por nada/Não há de quê/Não seja por isso! ...
  3. Obrigado a você! ...
  4. De nada!/Imagina! ...
  5. Foi um prazer ajudá-lo!

Nada é classificado como pronome indefinido, quando confrontamos duas frases do tipo: «o João deu alguma coisa (um livro)»/«o João não deu nada».

O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina. Alguém ou algo sem importância: 2 insignificante, irrisório, irrelevante, ridículo, ínfimo.

Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… Palavras tão simples que fazem toda a diferença, ainda mais quando ditas do fundo do coração. Agradecer, verdadeiramente, quando alguém ajuda com algo ou faz um favor é muito importante.

Diz-se quando alguém lhe agradece por algo: "Muito obrigado por ter me ajudado" -> "Imagina! Não foi nada". Lembrando que o obrigado original selaria um pacto de obrigação de retribuir, e esse imagina é mais uma forma de deixar pra lá. É muito frequente (embora recente) em Brasília.

O livro de Salmos contempla a maior parte dos versículos de agradecimento que podemos encontrar na bíblia. Davi escreveu muitos deles e foi conhecido por ter um coração muito grato a Deus, mesmo nos períodos de maior dificuldade. “Darei graças ao Senhor por sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.”

Nunca serei capaz de agradecer por tudo o que você me dá! 21. Obrigado pelo carinho. Sempre vou lembrar com uma grande felicidade como você se mostrou disponível em me ajudar da melhor forma possível.

Inclua a palavra “obrigado” em uma resposta curta e simpática.

  1. “Ai, obrigada! As pessoas perto de mim devem estar se perguntando por que eu estou sorrindo para o celular.”
  2. “Obrigado! Fico muito feliz que você se sinta assim.”
  3. “Obrigado, isso significa muito para mim.”
  4. “Ai, obrigada. ...
  5. “Isto é muita gentileza da sua parte!