É certo falar aldeia?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.

aldeia é o nome do local onde os indígenas mora. tribo pode ser nome da etnia. ou povo que aquele indígena pertence.

Acontece que a data, que teoricamente homenageia os povos originários e marca a sua luta pela sobrevivência desde a colonização do Brasil, deveria se chamar "Dia dos Povos Indígenas", de acordo com especialistas e estudiosos da história.

No Brasil, o Dia do Índio passou a incorporar o calendário brasileiro em 2 de junho de 1943, após a assinatura do decreto-lei 5.540 por Getúlio Vargas. Porém, no ano passado, a lei 14.402/2022, nascida de um projeto da Joenia Wapichana (Rede-RR), determinou a mudança de Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

Por questões históricas, o termo "índio" é considerado inadequado e ofensivo por muitos indígenas atualmente, já que foi usado pelos europeus que colonizaram a América.

De acordo com o IBGE, as localidades indígenas estão distribuídas em 827 municípios – desse total, 632 são terras oficialmente delimitadas. Há ainda 5.494 agrupamentos indígenas, 4.648 dentro de terras indígenas e 846 fora desses territórios.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba.

Tribo. O termo “tribo”, segundo a cartilha dos Quadrinistas Indígenas, remete a uma ideia de uma população primitiva, sem organização ou capacidade. Além disso, carrega um imaginário depreciativo de estereótipos e preconceitos.

Tribo, palavra hoje feminina, sofreu hesitação de género, mesmo ao longo de século XVII. Vieira (Ali, 1964: 70) usa-a nos dois géneros: «De huma tribo a outra tribo» (Sermões, 8, 264 e «Ajuntou todos os tribos que poude» (Ibidem, 9, 412).

Pequeno aglomerado rural ou urbano, sem autonomia administrativa; em geral, centro da sede de um município; lugar ou sítio no qual já se formou uma pequena população ou um pequeno núcleo de habitantes.

Povoação, geralmente rural, com poucos habitantes, de categoria inferior à vila, que pode ter autonomia e economia de subsistência (consome tudo que produz, não exporta porque não há excedente).

A aldeia é a unidade política característica dos povos indígenas, refletindo sua forma de organização social e mantendo uma dinâmica que é própria de cada comunidade.

De acordo com a resolução aprovada, os critérios definidos para heteroidentificação são: a) Vínculo histórico e tradicional de ocupação ou habitação entre a etnia e algum ponto do território soberano brasileiro; b) Consciência íntima declarada sobre ser índio (autodeclaração);

Continuar lendo É errado falar aldeia?