É certo dizer eu mesma?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

«Eu mesma não recebi o meu, ainda» é a frase correta. A forma mesma é o feminino do adjetivo mesmo, que é variável. Associado ao pronome pessoal, mesma é uma partícula enfática ou de realce.

Mesmo: Deve ser usado pelos homens. Exemplo: Eu mesmo quem os ensino português. Mesma: Deve ser usado pelas mulheres.

Considerando tudo isso, podemos resumir que ser você mesmo é se sentir feliz sendo quem é, se orgulhar das suas conquistas, reconhecer seus erros e aprender com eles. É, também, cuidar com carinho do seu corpo, que é o seu templo, a casa onde a sua alma vive.

  1. superior.
  2. minha.
  3. nosso.
  4. me.
  5. pessoa.

Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu).

Da mesma maneira: 1 assim, com igualdade, com tal característica, da mesma maneira, de natureza igual, de modo igual, item, do mesmo modo, equitativamente, idem, identicamente, igualmente, outrossim, semelhantemente, tal, tal-qualmente, também, uniformemente.

Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: “... nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma.”

Assim sendo, falar "consigo mesmo" seria redundante, uma espécie de pleonasmo, mas não pode ser considerado um erro. O uso dos pronomes "mesmo" e "próprio" caracteriza, portanto, um reforço.

Mas, em língua coloquial, também não é assim que funciona. Os brasileiros misturam tudo! Tal como nós usamos o “tu” com a conjugação do “você”, também usamos o “você” com os pronomes do “tu”, e vice-versa.

Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O que é Da mesma forma:
Expressão utilizada para preceder exemplo de algo previamente mencionado.

Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. A frase colocada nas placas dos elevadores deveria ser corrigida, e a palavra "mesmo" substituída por "ele": "verifique se ele se encontra..."

A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação. A metalinguagem ocorre quando, no próprio discurso, faz-se referência à linguagem utilizada para transmitir uma ideia. Assim, o enunciado fala de si próprio, podendo apontar inclusive para suas próprias características.

2. MENOS ou MENAS? MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

O certo é falar "e com eu?" ou "comigo?" Se você pergunta o que é "certo", então deve se referir à norma culta e, nesse caso, não há dúvida: apenas "comigo".

Isso acontece, porque os verbos LEMBRAR e ESQUECER só devem vir acompanhados da preposição DE quando forem empregados na sua forma pronominal, ou seja, quando usarmos as formas: eu ME lembro DE, ele SE esquece DE, nós NOS lembramos DE, eles SE esquecem DE.

A forma [fez-me]pode ser [masculino singular de fez] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de fazer] .

Falar sozinho (ou como os médicos chamam: solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como sob estresse ou ansiedade. No entanto, nem sempre precisa estar relacionado a outros problemas graves, como transtornos.