É certo chamar um médico de doutor?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. Portanto, recomenda-se chamar de doutor apenas quem tem doutorado.

O termo “doutor” é quase um sinônimo para “médico” no Brasil e até mesmo em outros idiomas (em inglês, por exemplo, o termo “doctor” é até mais usado que “medic”). No entanto, esse não é um termo exclusivo da área médica: Qualquer profissional que faça um doutorado em qualquer área é, também, doutor.

Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc, etc. A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.

O título de doutor é geralmente concedido a alguém que completou um programa de doutorado em uma área acadêmica específica, como medicina, direito, filosofia, engenharia, entre outras. Aqueles que obtêm um diploma de doutorado têm o direito de usar o título de “Doutor” como um prefixo a seus nomes.

Quem apostou em Medicina como o maior salário, perdeu para o curso de graduação em Direito, que ganha disparado, com 4 das cinco primeiras posições. A relação acima é oficial, produzida pela Receita Federal, com base nas Declarações do Imposto de Renda de 2020/2021.

Explico: atualmente, o Estatuto da OAB determina a necessidade de, além de preencher uma série de requisitos, ser aprovado em Exame de Ordem, para, só então, o bacharel em Direito poder ser considerado Advogado. Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

CFFa recomenda denominação de Doutor para profissionais fonoaudiólogos. A partir de agora, os Fonoaudiólogos poderão utilizar, como pronome de tratamento, a denominação de Doutor para fins de divulgação profissional.

A designação de “doutor” para os advogados é uma prática que desperta curiosidade tanto em estudantes quanto em leigos, uma vez que, do ponto de vista técnico, não há a exigência de obtenção de um título de doutor durante a graduação em direito ou ao se tornar membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

É o advogado, que enquanto profissional do direito, que deve a si mesmo o questionamento interior de estar à altura de tão elevada honraria, por mérito, por capacidade e competência, se distinto e justo na condução dos interesses por Ele defendidos, o que o faz diferente dos demais profissionais.

De acordo com o Dicionário Aurélio, o doutor é aquele que se formou em uma universidade e recebeu a mais alta graduação, após ter feito a defesa de uma tese. Este título deve, então, ser atribuído aos profissionais que concluem o curso superior de doutorado, que envolve a pós-graduação stricto sensu depois do mestrado.

Se é melhor chamar Psicólogos de doutor, senhor, você ou pelo nome.

2 anos

Mestrado — 2 anos
O curso é realizado dentro das universidades.

Número de mestres e doutores titulados Brasil – 2010-2019

20102019
Mestres e doutores3959068877
Doutores1131424290

Falar para o médico o maior número de informações possível sobre o problema que o levou à consulta, ajuda-o a fazer o diagnóstico da doença mais facilmente, facilitando a escolha do melhor tratamento. Por isso, antes de ir ao médico é importante preparar anotações para não esquecer de nada.

Isso quer dizer que “Philosophy Doctor” pode ser entendido como Doutor em alguma área do conhecimento. Por isso, o título na prática é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado.