É bom usar o filtro de luz azul?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

O excesso de tempo em frente às telas digitais gera diversos danos, como cansaço dos olhos, dor de cabeça e, até mesmo, vista embaçada. A lente azul protege contra esses males uma vez que não é preciso forçar os olhos.

Essa luz, diferente da natural, é uma luz que pode ser nociva à saúde dos olhos. A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea).

utilizar óculos que protejam os olhos da luz das telas dos aparelhos eletrônicos; colocar nos tablets e nos celulares películas que diminuam a intensidade da luz azul; use protetor solar, mesmo durante a noite, para proteger a pele dos efeitos da luz azul do celular.

De acordo com ele, os óculos de luz azul são indicados para pessoas que possuem algum tipo de erro refracional, como a miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia. Tudo depende das queixas e da avaliação com um médico oftalmologista.

Em resumo, a principal diferença entre óculos bloqueador de luz azul e óculos com lente antirreflexo está no que buscam combater, já que servem para diferentes condições e exposições – mas isso não significa que, para deixar sua visão ainda mais protegida, você não possa investir em um óculos luz azul e antirreflexo, ...

Brilho. O brilho também parece ser uma configuração relativamente previsível, mas não é. A verdade é que quanto mais baixo você conseguir manter o brilho, melhor.

Como proteger os olhos da luz azul

  1. Diminua o tempo de utilização de computador e outros eletrônicos. ...
  2. Utilize filtros bloqueadores de luz azul para dispositivos eletrônicos. ...
  3. Uso de óculos bloqueadores de luz azul. ...
  4. Pisque várias vezes.

Brilho da tela – Reduzir o brilho da tela é uma forma de prolongar a vida útil da bateria, especialmente se o celular possuir uma tela maior. Assim, usar o brilho em 75% pode ser o ideal, já que a porcentagem é suficiente para ter boa navegabilidade.

A luz azul presente nos aparelhos eletrônicos também inibe a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com pequenas interrupções.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Por isso os médicos não recomendam usar computadores e celulares com luzes azuladas antes de dormir, já que elas estimulam o cérebro. Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono.

A afirmativa assusta, mas é isso mesmo! A utilização de tablets, computadores e celulares, durante grande parte do dia, compromete as membranas plasmáticas das células oculares. O complicador é que, dessa forma, o hábito acaba prejudicando duas principais estruturas dos olhos: a retina e a córnea.

use protetor solar durante o dia e mesmo quando permanecer em ambientes internos, pois o produto protege a pele da luz azul, da luz ultravioleta e infravermelha, reduzindo a ação de fotoenvelhecimento.

O teste consiste em colocar tanto a lente antirreflexo comum quanto a Blue Light em frente a uma lente fotossensível. Quando a luz azul da caneta ultrapassar a "lente teste", a lente fotossensível que estiver atrás irá ou não escurecer.

Para testar se seus óculos têm antirreflexo, existem vários métodos. Contudo, a maneira mais eficaz é posicioná-los contra uma lâmpada fluorescente. Verifique, durante o teste, se o reflexo da luz tem um tom esverdeado.