É bom usar filtro de linha na TV?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Com o filtro de linha conectado aos eletrônicos, é possível reduzir oscilações da rede de energia. Dessa forma, ele contribui para que os aparelhos reproduzam imagem e som com mais qualidade, livres de interferências.

ATENÇÃO: por possuir dispositivo de interrupção (fusível) não pode ser utilizado em equipamentos que possuam motores e/ou resistências (Forno de microndas, furadeiras, secadores de cabelo, pranchas de cabelo, etc…), ou ainda voltagem de trabalho seja superior á potência máxima especificada para o filtro.

Em primeiro lugar, o filtro de linha serve para proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos. Afinal, a segurança e economia tem andado cada vez mais próximos nos lares brasileiros. Assim sendo, em caso de imprevistos ou falhas na rede elétrica, os aparelhos nela conectados podem ser danificados.

Os protetores eletrônicos protegem contra sobrecargas e curtos-circuitos, incluindo a restauração de energia após uma queda, além de evitar surtos. Ou seja, há proteção dupla ao usar esse aparelho. Alguns modelos possuem uma chave ou botão inteligente que funciona como um interruptor e dispara quando sobrecarregado.

Ligar o televisor em um filtro de linha de qualidade, com preço a partir de R$ 50, também ajuda na proteção da TV contra surtos elétricos.

Aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam em caso de sobrecarga de energia e curto circuito. Por isso, os filtros de linha são mais indicados para ligar aparelhos com alta potência, como forno elétrico, secadora de roupa ou aspirador de pó, por exemplo.

Como proteger a sua Smart TV

  1. O que fazer para proteger a Smart TV em casa?
  2. - Mantenha a Smart TV atualizada.
  3. - Desative câmera e microfone da TV.
  4. - Verifique a segurança do roteador e crie uma senha difícil.
  5. - Nunca clique em links nem faça compras pela TV.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.

Os circuitos internos de um filtro de linha são composto de um fusível, alguns capacitores, indutores e varistores. Uma das funções deste circuito e evitar que uma alta corrente elétrica chegue aos equipamentos, queimando o fusível antes que isso ocorra.

Filtro de Linha Force Line 20A
Diferente dos produtos anteriores, o equipamento da Force Line suporta uma corrente máxima de 20A e é capaz de aguentar até 2540 Watts de potência em 110 Volts e 4400 Watts em 2200 Volts, protegendo eletrônicos mais potentes contra surtos de energia e sobrecarga.

Como escolher um filtro de linha
Nos filtros de linha, a capacidade de joules suportada pelo produto permite saber quanta carga de proteção ele oferece. Ou seja, até que carga ele suporta antes de parar de funcionar. Em linhas gerais, quanto mais joules, melhor o filtro de linha e maior será sua longevidade de uso.

ligada. diretamente na corrente elétrica Nunca. coloque no break e nem estabilizador não vai estabilizar sua televisão se eu console nada disso simplesmente você vai perder a sua fonte e. essa alteração galera pode até queimar.

Contudo, o único diferencial do filtro de linha é justamente controlar essas interferências, não oferecendo em si nenhuma proteção contra oscilações. Por fim, o protetor eletrônico é o conector múltiplo definitivo para quem quer contar com todas as funções anteriores e ainda proteger seus aparelhos.

Com qual equipamento eu posso usar um filtro de linha? O filtro de linha é ideal para realizar a proteção de pequenos equipamentos, como: carregadores de celular e notebook, roteadores, ventiladores

usar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza; limpar o aparelho estando ele ligado; borrifar água sobre a tela; deixar crianças tocar ou bater na tela do televisor.

As 2 assistência que levei minha TV constataram que a queima dos LEDS foram por sobrecarga de energia, a mesma sobrecarga e oscilação de energia que a ENEL assume ter identificado.

Deixar a TV pegando sol
Isso porque quando o eletrônico é submetido a temperaturas mais altas, pode sofrer superaquecimento e queimar alguma peça. A televisão precisa ficar em ambientes com ventilação e sem exposição aos raios solares.