É bom usar fichário na faculdade?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Se você é um estudante organizado, o fichário pode ser uma ótima opção de estudos. Fichários são mais leves e práticos, e você pode carregar apenas as folhas que usar no dia.

Uma das grandes diferenças entre os fichários é que alguns são do tipo aberto e outros são fechados, tá? Os tipos abertos têm capa dura e muitas vezes vêm com um elástico que é usado pra fechar o fichário.

Assim, uma dica é manter uma pasta classificadora em casa, onde você poderá armazenar as folhas usadas na ordem em que foram retiradas do fichário. Dessa forma, você poderá consultar as suas anotações de forma organizada sempre que precisar.

O caderno inteligente é mais prático e fácil de usar do que o fichário. Além disso, ele é mais compacto, mais fácil de transportar e pode ser encontrado em 5 tamanhos diferentes. Contudo, seu preço é elevado em comparação ao fichário. Apesar disso, seu custo-benefício a longo prazo é maior.

Lista de material para a faculdade: dicas do basiquinho ao completão!

  • Caderno ou fichário.
  • Bolsa ou mochila.
  • Pastas organizadoras ou classificadores.
  • Estojo.
  • Marcadores de texto.
  • Canetas simples e coloridas.
  • Lápis ou lapiseiras/grafites.

1) Caderno de 10 matérias – Um item essencial, que deve estar presente na lista de material universitário de qualquer pessoa que entre em uma faculdade é o bom e velho caderno de dez matérias.

O diferencial desse caderno é a versatilidade, já que é possível remover, acrescentar e reordenar as folhas sem qualquer dano a elas ou à estrutura do material. Parecido com um fichário, mas com algumas diferenças, a nova tendência permite a troca de cada detalhe, incluindo capa e elástico, por exemplo.

A melhor coisa deles é que, mesmo os grandes, com até doze matérias, são bem compactos e cabem em qualquer bolsa ou mochila.

Fichário Matelasse Argolado A4 Universitário + 500 Folhas.

Tamanho Universitário
Argolas G (32mm): Suporta até 150 folhas de 56g, 115 folhas de 90g ou 100 folhas de 120g. Argolas GG (38mm): Suporta até 200 folhas de 56g, 150 folhas de 90g ou 125 folhas de 120g.

Começando pelos tamanhos, temos:
Caderno universitário - 20x28cm. Caderno colegial - 18x24cm. Caderno ¼ - 14x20cm.

Para começar, divida uma folha de papel em 7 porções, uma para cada dia da semana. Depois, faça uma divisão de horários em várias linhas e com os intervalos necessários, como de hora em hora. Então, adicione todas as atividades fixas. Inclua as aulas que não podem ser mudadas e os demais compromissos.

O Método Cornell é uma boa maneira de organizar o caderno de estudos e dividir suas anotações, se você quiser aproveitar ao máximo seu tempo de estudo. Nesse método, você divide seu trabalho em três seções: notas, sugestões e resumo. A seção de anotações é para as notas feitas durante a aula ou estudo.

2- Separe as matérias
Um caderno bagunçado onde todas as matérias estão juntas e misturadas não é nada legal. Evite essa mistureba, você pode usar post-its para separar tudo. É interessante utilizar cadernos diferentes para as ciências exatas. Humanas, biológicas e sociais.

Capacidade aproximada de 300 folhas tamanho A4 75g/m2.

Um Caderno Inteligente é um caderno 10 matérias, planner, agenda e muito mais. Tudo o que você precisar, ele pode ser!

Para muitos, o caderno universitário é somente aquele de tamanho grande com acabamento espiral e folhas com linhas horizontais. Na verdade, um caderno escolar é considerado universitário pelas suas medidas, 20 cm x 27,5 cm, ou seja, realmente é o maior de todos.