É bom tomar sol nas partes íntimas?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os médicos afirmam que o períneo é uma região sensível e mais fina, que geralmente não fica exposta aos raios solares, o que facilitaria queimaduras na região. Eles explicam que geralmente, além de dolorosas, são difíceis de cicatrizar. Por fim, os profissionais alertam para um risco maior de câncer de pele.

Sentiu que a palma da mão está quente, a gente já está sintetizando vitamina D”, explica a especialista. Vale lembrar que a síntese de vitamina D acontece mesmo com baixa incidência de raios solares em pequenas partes do corpo. Além disso, não é necessário deixar de passar protetor solar para que a sintetização ocorra.

A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria. Além disso, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

Qualquer trauma no períneo, como irritações locais e desconforto, pode ser mais doloroso e de difícil cicatrização. Além disso, a exposição em excesso aos raios UV pode aumentar o risco de câncer de pele independente da região.

) podem tornar os lábios, em especial o lábio inferior, duros e secos. Pessoas com mais de 45 anos e pessoas com pele clara expostas intensamente ao sol são as mais suscetíveis aos danos causados pelo sol. são crescimentos pré-cancerosos causados pela exposição ao sol por um longo período.

Para melhorar esse processo, o corpo deve estar o máximo exposto possível. O ideal, inclusive, é usar traje de banho – mas tomar sol no rosto, mãos, braços e pernas, ou caminhar com os braços expostos à luz do dia, já é suficiente.

O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele.

Qual parte do corpo absorve melhor a vitamina D? Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

Em qualquer idade o sol diretamente no rosto é prejudicial. No caso das crianças, as queimaduras no nariz e bochechas representam danos que, sendo cumulativos, irão favorecer mais tarde o aparecimento de manchas e tumores de pele.

Como já dissemos, os nossos cabelos também necessitam de cuidados contra o sol, assim como a pele. Afinal, radiações UVA e UVB são capazes de penetrar nos fios, danificando suas estruturas. Mas calma, este tipo de dano só acontece quando nos expomos muito ao sol.

O Sol é bem mais eficiente: só cinco ou dez minutos de exposição direta de pernas e braços, sem protetor, garantem cerca de 3000 UI. Ou seja, para ter carência de vitamina D, é preciso não tomar sol algum. Mas tomar sol sem proteção é algo que incomoda os dermatologistas.

No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais. Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

Aprenda como e quando esfoliar e hidratar a virilha

  1. 1 – Higienização da pele. Caso você não utilize um sabonete com ação esfoliante, o primeiro passo é higienizar a pele como de costume com o seu sabonete corporal favorito. ...
  2. 2 – Esfolie a pele gentilmente. ...
  3. 3 – Hidrate a área. ...
  4. 4 – Se atente a frequência de esfoliação.

É importante fazer o procedimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência, para evitar irritações na pele que podem se intensificar com a exposição ao sol”, diz Larissa Viana. Isso se for se depilar com cera ou lâmina, é claro. Mas, caso recorra ao laser ou a fotodepilação, faça 30 dias antes.

O lábio é uma região extremamente sensível que faz a transição da pele para a mucosa e que, assim como o resto do rosto, também está exposto a raios UV e mudanças de clima. Pele do lábio queima, racha, desenvolve infecções, feridas e pode chegar a sofrer com doenças mais sérias, como herpes e até câncer.

— É preciso ter uma rotina de hidratação labial com bálsamos ou lip balms, procurar usar batons hidratantes e evitar os de formulação matte. Além disso, evitar lamber os lábios, pois a saliva os ressecam, e beber água auxilia diretamente na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios — orienta Francine.