É bom tomar serotonina?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Além de controlar emoções, a serotonina também influencia nas habilidades motoras, no processo digestivo e no fluxo sanguíneo. Outras de suas funções são: diminuir a possibilidade de náuseas, ajudar na coagulação, na cicatrização e regular a saúde óssea.

Os níveis de serotonina no corpo podem diminuir por diversos fatores. Os principais são: Alimentação inadequada. Estresse.

A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa.

9h. A taxa de serotonina está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado.

vitamina D

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Porém, quando surgem dores de cabeça, casos de insônia ou irregularidades no humor, os problemas podem ter relação com a serotonina baixa. O neurotransmissor é um dos responsáveis por manter o organismo em pleno funcionamento, estabelecendo comunicação entre as células nervosas e o cérebro.

Os antidepressivos aumentam os níveis de neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, que estão relacionados com as emoções e o humor. O tempo de início de ação dos medicamentos é relativamente lento e os pacientes podem começar a sentir os efeitos positivos ao fim de cerca de duas semanas.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

Estes incluem o Prozac, Zoloft e Celexa. Esses medicamentos impedem os neurônios de sugar o neurotransmissor serotonina, permitindo que mais dessa substância química se movimente pelo cérebro.

Em pacientes com depressão, existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor. Desse modo, o sistema serotoninérgico fica deficitário”, explica a neurologista Jerusa Smid.

O 5HTP (50mg) em cápsulas é uma fonte de serotonina, auxilia no tratamento de distúrbios do sono, problemas de memória, compulsão alimentar e tem ação antidepressiva. A serotonina é um neurotransmissor que promove bem-estar e prazer, e o aminoácido triptofano é o seu precursor.

Dica final: existe suplemento para aumentar serotonina? Sim! Como vimos no tópico anterior, diversos componentes podem contribuir para aumentar a serotonina no corpo – e os suplementos à base de triptofano e vitaminas do complexo B são boas opções.

Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.

Tudo isso vem dos neurotransmissores que são ativados no corpo humano a partir de ações ou eventos. Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.

Além disso, desequilíbrios na produção de melatonina, cortisol, TSH, T4 livre, adrenalina, noradrenalina e GH também têm relação com a ocorrência de insônia.

Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e, em casos mais severos, tomar remédios de acordo com a orientação do neurologista.

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)
Continuar lendo Onde tomar serotonina?