É bom tomar Rivotril para dormir?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Rivotril dá sono? A saber, o Rivotril atua no sistema nervoso central. Em outras palavras, isso faz com que os efeitos do Rivotril sejam tranquilidade e sonolência. Por isso, muitos tratamentos requerem seu uso à noite, antes de dormir.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

Dose inicial
1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Camomila
A camomila é uma planta que ajuda a acalmar, a relaxar e a diminuir o estresse e a ansiedade, que são muitas vezes fatores que causam insônia. Para usufruir dos seus benefícios, pode-se tomar um chá antes de dormir.

Rivotril® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a clonazepam ou a qualquer dos excipientes do medicamento, em pacientes com insuficiência respiratória grave ou comprometimento do fígado grave, pois os benzodiazepínicos podem levar à ocorrência de comprometimento do sistema nervoso, secundário ao ...

Clopam 0,5mg, caixa com 200 comprimidos (embalagem hospitalar)

“A administração via oral começa a ter efeito dentro de 30 a 60 minutos e continua agindo por pelo menos 10 a 12 horas”, diferencia a psiquiatra.

E o comprimido sublingual, que é de 0,25 mg, é uma dose baixinha e de uma ação rápida, porque é feito para ter uma ação rápida mesmo quando a pessoa está tendo, por exemplo, uma crise de pânico – é quando é mais utilizado.

O medicamento é metabolizado pelo citocromo P-450 3A4 e apresenta meia-vida de eliminação de 20-60 horas. O tempo para o clonazepam atingir o estado estacionário de concentração gira em torno de sete dias.

Promove, portanto, relaxamento, sonolência, calma e ameniza a ansiedade. A bula do medicamento aponta que o mesmo pode ser utilizado para tratar diversos transtornos como: Distúrbio epilético; Transtornos de ansiedade (TAG, síndrome de pânico, fobia social);

Aqui, é importante ressaltar que as gotas do clonazepam nunca devem ser pingadas diretamente na boca.

Seus efeitos podem ser sentidos após 30 a 60 minutos e sua eficácia permanece por 6 a 8 horas em crianças e por 8 a 12 horas em adultos. Eventualmente, para distúrbio do pânico, a dose recomendada para adultos é de 0,5 mg por dia, divida em duas doses.