É bom tomar colágeno todos os dias?

Perguntado por: adias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Sim! A partir dos 30 anos, quando nossa produção de colágeno começa a cair, é interessante suplementar a substância. Porém, estudos indicam que os efeitos só são percebidos quando as doses ultrapassam as 5 gramas diárias. Dessa forma, o ideal é preferir as opções em pó.

Benefícios do colágeno
O colágeno hidrolisado desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose, e tem sido utilizado para minimizar a ocorrência de lesões na terceira idade, pois mantém o tecido articular mais hidratado e elástico.

O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno. Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno.

Então não adianta tomar colágeno? Não. Você até pode tomar colágeno, não fará mal. Porém, seu corpo irá aproveitá-lo da mesma forma que ele utiliza outras proteínas, como os feijões, castanhas, ovos, whey protein ou as carnes.

Esclerose sistêmica acontece quando seu tecido produz colágeno e outras proteínas em excesso. Colágeno é uma proteína que ajuda a dar estrutura à sua pele, unhas, cabelo, tendões e outros tecidos. O excesso de colágeno pode causar endurecimento e cicatrizes.

Enquanto há pessoas que começam a perceber mudanças em 2 semanas, outras sentem o resultado após tomar por três meses ou mais tempo. O tempo mais comum de sentir os benefícios tanto na melhora da elasticidade e firmeza da pele quanto na redução das rugas é de 3 meses.

Para melhorar a pele, os cabelos, as unhas e o intestino costumam ser feitos com colágeno tipo I, o mais abundante no organismo. Já os produtos feitos para as articulações é recomendado que sejam com o tipo II, presente nas cartilagens.

Independente da opção selecionada, o suplemento deve ser administrado diariamente em uma dose de 5g a 10g, consumida sozinha ou junto com alguma refeição. Para tomar o colágeno hidrolisado em pó, basta misturar o produto com água, sucos, vitaminas ou iogurtes.

Atua na definição do contorno facial
Além de contribuir para manter a pele mais firme, o colágeno também evita a flacidez, algo diretamente ligado à definição do contorno facial.

8 a 10 g

A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino.

Muitos podem afirmar que o melhor horário para se tomar o colágeno é à noite, um pouco antes de dormir. Isso permite que os nutrientes realizem um trabalho em nível ótimo durante o sono, período em que é liberado o GH, hormônio do crescimento.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Tomar colágeno ajuda a manter a pele firme e prevenir o envelhecimento? Embora a proteína fibrosa tenha papel fundamental na elasticidade da cútis, consumi-la oralmente como suplemento pode ser um tanto quanto “desnecessário”, conforme explica a dermatologista Simone Stringhini.

Outra característica da perda de colágeno, é sentir que a pele não está colada ao músculo e ossos da pele. Para verificar se a pele do rosto apresenta flacidez, basta puxá-la com os dedos. Se notar que os tecidos estão “frouxos”, pode ser um sinal de que sua pele necessita da reposição de colágeno.

A diferença predominante é a concentração de colágeno por porção, que é maior nas opções em pó. "No mercado existem suplementos à base de cápsulas ou em pó. As cápsulas são opções mais práticas, porém a concentração de proteína é menor. Quando o objetivo é a prevenção, a forma em cápsula é bem-vinda.