É bom tomar banho todos os dias?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

Mas será que tomar banho todos os dias faz mal? De acordo com os dermatologistas consultados pelo Portal, a falta de banho não é recomendada e há riscos de comprometer a saúde. “A pele tem uma população bacteriana equilibrada, que pode aumentar na região das dobras, principalmente por calor e umidade.

Tomar banho todos os dias é considerado um hábito básico de higiene que deveria ser seguido por todas as pessoas, certo? Segundo especialistas americanos, não é bem assim. Em vez de colaborar para a redução de infecções, banhar-se diariamente pode, na verdade, aumentar esse risco.

O documento da SBD ressalta que o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar.

Cientificamente falando, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo. Inclusive ele pode fazer muito pelo seu sono e descanso, fazendo você se sentir melhor no dia seguinte. Aquelas 7-9 horas diárias de sono podem ser potencializadas depois de um bom banho antes de dormir.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele. Especialmente no inverno, quando temos o costume de tomar banhos mais longos, o tempo de banho acaba influenciando diretamente em seu ressecamento.

O costume de tomar banhos diários também foi herdado dos povos indígenas, algo que era estranho aos portugueses durante o período do Brasil colônia.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser preferencialmente fria ou, no máximo, morna.

Deixar de tomar banho, arrumar o cabelo, escovar os dentes e trocar de roupa são sintomas comuns. A pessoa não vê a necessidade nem tem vontade de cuidar de si mesma. Ela pode ter consciência que não está agindo conforme o esperado dela, mas não consegue ou não deseja combater os impulsos de adiar a higiene pessoal.

O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

A fobia de tomar banho pode ser desencadeada de várias maneiras. Por exemplo, uma experiência traumática relacionada com o banho pode provocar a doença e fazer com que o medo exagerado se desenvolva. Queda ou deslizamento na banheira ou chuveiro podem ser uma das razões porque isso acontece.

A diferença é que branco toma um banho por dia, índio toma três.

Culturalmente nós somos sim o povo que se lava mais, se perfuma mais”, afirma o dermatologista André Moreira. “A história afirma que quem ensinou os colonizadores a tomar banho foram os indígenas. Eles tinham hábitos de higiene muito consolidados”, completa o médico.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Apesar de o banho frio de fato oferecer mais benefícios, há também pontos positivos na água mais quente. O mais evidente é a sensação de relaxamento que ela proporciona. Há estudos mostrando que esse efeito pode levar a um sono melhor, ao alívio de fadigas musculares e da tensão corporal.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite. Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante.

Na análise, constataram que um banho com a água entre 40 e 42 graus Celsius é ótimo para pegar no sono. Melhor ainda se a chuveirada acontecer de uma a duas horas antes de ir para a cama. Os cientistas perceberam que quem tem esse hábito leva, em média, dez minutos a menos para adormecer.

É excelente para a saúde da pele
Sem ressecar e sem remover a camada de proteção natural da pele, os banhos frios são excelentes para manter a pele saudável, além de ajudar a fechar os poros, controlando a oleosidade.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.