É bom tomar banho de madrugada?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

A água morna ameniza a tensão dos músculos e prepara o psicológico para encerrar um ciclo, criando uma divisão entre o dia que passou e a noite de sono pela frente. Uma boa noite de descanso, por sua vez, melhora a saúde da sua pele e do cabelo, entre muitos benefícios.

Tomar banho antes de dormir também é benéfico para a saúde da pele. Afinal, durante a noite, os hormônios de crescimento, associados à renovação da pele e à produção de glândulas sebáceas, ficam ainda mais ativos. Nesse sentido, tomar banho antes de dormir ajuda a manter a pele limpa e os hormônios em equilíbrio.

Segundo especialistas ouvidos pelo VivaBem, a resposta é não: tanto faz você se lavar de manhã ou à noite e não há uma recomendação médica do melhor momento para isso. O horário ideal depende da sua preferência, necessidade e rotina. O mais importante é a chuveirada ter qualidade.

Este tipo de imersão ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo (e a despertar) e está associado, cientificamente, ao aumento da tolerância ao stress, a um sistema imunológico mais forte, auxilia na queima de gordura e ainda tem efeitos antidepressivos.

Na análise, constataram que um banho com a água entre 40 e 42 graus Celsius é ótimo para pegar no sono. Melhor ainda se a chuveirada acontecer de uma a duas horas antes de ir para a cama. Os cientistas perceberam que quem tem esse hábito leva, em média, dez minutos a menos para adormecer.

Quando alguém toma banho, a temperatura interna do corpo aumenta. Sua redução gradual quando saímos do banho e nos secamos induz, indiretamente, o sono”.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Não existe uma regra específica sobre o horário do banho, mas tomar banho tarde da noite pode gerar ruídos aos apartamentos vizinhos. Em geral, há muitas pessoas que dormem após a meia-noite e o som tende a ecoar. Portanto, se possível, considere mudar o horário.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Durante o banho, sugere-se evitar também o uso excessivo de produtos de limpeza. Quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.

2 horas

Segundo a revisão de estudos científicos, tomar um banho quente, seja por aspersão (chuveiro) ou imersão (banheira), pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. A temperatura ideal do banho deve variar entre 40°C a 42°C, e deve ser tomado de 1 a 2 horas antes de dormir.

De acordo com os dermatologistas não existe um horário ideal para a hora do banho. Até porque o horário do banho vai ser condicionado a rotina individual de cada pessoa, além do seu estilo de vida e necessidade. O mais importante acima de tudo é o banho de qualidade. Pensando sempre na saúde e higiene pessoal.

Com que frequência deve-se tomar banho? Não tomar a quantidade de banhos adequada pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más da pele. Além disso, pode aumentar o odor corporal, acne e infecção de pele. A prática, por sua vez, ajuda a prevenir doenças e promove uma boa higiene.

É um bom estimulante pela manhã
Melhorando a circulação sanguínea, tomar banhos gelados ajuda a despertar e diminuir o cansaço, sendo uma ótima pedida para as manhãs de segunda-feira.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

“Não tomar banho leva ao acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, agravando o envelhecimento cutâneo. Além de aumentar o risco de micoses e infecções bacterianas. O banho diário deve ser estimulado”, complementa.

Tomar um banho quente ou morno antes de deitar ajuda a melhorar a qualidade do sono. Quem acompanha o Persono sabe que por aqui sugerimos hábitos que as pessoas podem adotar para dormir melhor, criando assim uma rotina de higiene do sono.