É bom tomar água gelada com dor de garganta?

Perguntado por: lteixeira8 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Bom, não há evidências científicas de que a água gelada faça mal para a garganta de pessoas saudáveis. Esta crença de que líquido refrigerado pode piorar o resfriado ou a dor de garganta não tem uma origem certa, mas talvez vem pelo fato que ficamos mais doentes em épocas frias.

A resposta de Lúcia surpreende: "Paciente que está com quadro, seja inflamatório, irritativo ou infeccioso sendo viral ou bacteriano em cavidade oral, não vai ter uma piora do seu quadro pela ingesta de sorvete ou alimentos gelados, muito pelo contrário.

Por isso, se a dor de garganta for apenas irritativa – causada por poluição, por exemplo –, a afirmação é um mito. O sorvete não piora esse tipo de dor. Pelo contrário, o gelo pode, sim, ser um bom aliado para aliviar essa sensação.

Ao contrário do que diz a crença popular, quem está com a garganta inflamada pode tomar água gelada normalmente, se assim preferir. A baixa temperatura pode trazer alívio para a dor e controlar a inflamação, diminuindo o inchaço.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Cuidado com o choque térmico
Nesse contexto, vemos que uma das razões para não tomar tanto sorvete quando se está gripado é que a interação do alimento gelado com o restante da dieta pode provocar um choque térmico, que pode aumentar a irritação e dificultar o trabalho do sistema imunológico para tratar a infecção.

Também pode ser que a tosse acabe piorando quando estamos com catarro na garganta e tomamos algo gelado, já que a baixa temperatura pode deixar a secreção mais espessa e incômoda. A partir dessas informações, podemos afirmar que tomar gelado piora a tosse em alguns casos, mas também pode ajudar a controlar o sintoma.

Faça gargarejos com água morna e sal
A temperatura levemente elevada ajuda a diminuir o incômodo da mucosa irritada e o sal tem propriedades anti-inflamatórias, basta tomar cuidado para não ingerir o líquido.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos muito condimentados. Álcool. Cigarro. Cafeína.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Problema muito comum no frio, a dor de garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperatura uma delas. Conforme Dr. Gilberto, a oscilação do clima diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta. “A piora pode acontecer por conta das trocas bruscas de temperatura.

Os humidificadores são grandes companheiros de sono. Ligue-o durante a noite para que este liberte humidade no ar. Para além de aliviar a dor da sua garganta, ajudará a prevenir que a mesma seque e fornecerá alívio para qualquer outro sintoma de constipação que esteja a sentir.

Antibióticos

  • amoxicilina.
  • azitromicina.
  • eritromicina,
  • clindamicina.
  • cefalexina.

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

Normalmente, quando a garganta está inflamada e não apresenta sinais de infecção e complicações, alguns remédios analgésicos e antiinflamatórios podem ser prescritos pelo médico. É o caso do ibuprofeno, paracetamol e dipirona.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Existem casos mais leves onde pode-se tratar a garganta inflamada com medidas simples como:

  1. Repouso;
  2. Evitar mudanças fortes de temperatura;
  3. Uso de sprays de própolis;
  4. Gargarejo;
  5. Remédios caseiros com limão, mel e gengibre.