É bom tirar um cochilo à tarde?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A boa notícia é que cochilar à tarde faz bem e oferece benefícios à saúde do corpo e da mente. Hábito comum da cultura espanhola e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), aumenta a disposição e a produtividade nas tarefas diárias, diminui o cansaço e melhora a concentração e o desempenho cognitivo.

Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

20 ou 30 minutos

A duração média do cochilo ideal deve ficar entre 20 ou 30 minutos. Já a duração máxima de uma soneca deve ser de até 90 minutos. Mais do que isso, seu cérebro começa a avançar nas fases do sono. Interrompê-las pode ser muito prejudicial à sua disposição.

Além disso, estudos médicos já relacionaram o hábito de dormir muitas horas à tarde, com o desenvolvimento de doenças graves, como, por exemplo, diabete tipo 2 e problemas cardíacos. E se você estiver dormindo à tarde por conta da insônia, corre risco de desenvolver Alzheimer e obesidade.

Para aproveitar melhor os benefícios do cochilo à tarde, o tempo de descanso não pode passar de 40 minutos.

O estudo, baseado em dados de mais de 88 mil participantes do UK Biobank, sugere que dormir às 22h ou um pouco depois está associado a um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com quem vai dormir mais cedo ou após esse horário.

Os benefícios da soneca
A soneca, portanto, aumenta os níveis de energia, melhora nosso humor e nos deixa mais alerta. Segundo um estudo publicado no periódico Sleeping, por exemplo, um cochilo de 15 a 30 minutos depois do almoço melhora a produtividade no trabalho.

Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.

Para tirar um cochilo de qualidade, é preciso criar condições adequadas, assim como no sono noturno. Uma dica preciosa é deitar do lado esquerdo, o que auxilia a digestão e, além disso, procurar um lugar silencioso e onde a claridade não esteja muito presente.

Segundo o estudo, aqueles que têm o hábito de cochilar possuem cérebros 15 centímetros cúbicos maiores, ou seja, o equivalente a um envelhecimento cerebral retardado de três a seis anos. No entanto, os pesquisadores aconselham que o período de cochilo não ultrapasse 30 minutos diários.

E os resultados apontam que, em comparação com a vigília, todas as durações de soneca tiveram benefícios claros na melhora do humor e no estado de alerta (desde as mais curtas, de 10 minutos, até as mais longas, de 60 minutos).

A soneca ideal em 5 passos:

  1. Tire um cochilo durante a tarde. ...
  2. Encontre um lugar escuro e quieto. ...
  3. Entenda quanto tempo você precisa cochilar - já que seu cérebro passa por vários estágios durante o sono, sonecas de diferentes durações produzem efeitos diferentes. ...
  4. Use o despertador. ...
  5. Beba café antes (opcional).

Cochilar não eliminará riscos à saúde causados por noites mal dormidas, mas pode trazer benefícios momentâneos. Se eu dormir menos que as 7 ou 8 horas recomendadas todas as noites, uma soneca ao meio-dia compensará essa perda?

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Os resultados revelaram que o aumento do risco de mortalidade entre aqueles que são claramente noturnos parece ser explicado principalmente por um maior consumo de tabaco e álcool em comparação com as pessoas consideradas matutinas.