É bom tirar soneca?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Cochilos durante o dia podem ser bons para saúde do cérebro, diz estudo. Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

A maioria das crianças deixa de tirar a soneca entre três e cinco anos de idade. “Porém, continua sendo importante ter um momento para repousar e fazer atividades mais leves. Em algumas culturas, até mesmo os adultos fazem uma soneca após o almoço”, diz a pediatra.

A soneca habitual foi associada a um maior volume total do cérebro, que está associado a um menor risco de demência e outras doenças, de acordo com pesquisadores da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai.

Ele é o relógio biológico que regula os processos do corpo, incluindo o sono. Quando a pessoa usa a função soneca, ela interrompe esse ritmo e pode gerar problemas sérios como sonolência durante o dia e dificuldade para dormir à noite.

Um cochilo ajuda o corpo a relaxar e recuperar as energias. Assim, ficamos mais criativos produtivos e dispostos. Ele pode, ainda, reforçar nosso sistema imunológico e amenizar os impactos de uma má noite de sono.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Os benefícios da soneca
A soneca, portanto, aumenta os níveis de energia, melhora nosso humor e nos deixa mais alerta. Segundo um estudo publicado no periódico Sleeping, por exemplo, um cochilo de 15 a 30 minutos depois do almoço melhora a produtividade no trabalho.

Uma revisão científica afirma que, em adultos jovens, uma soneca de cerca de 20 minutos tem efeitos positivos imediatos sobre o estado de alerta e não afeta o sono noturno; em pessoas mais velhas, cochilos de meia hora também não têm consequências para dormir à noite, mas cochilos longos sim.

Segundo o estudo, aqueles que têm o hábito de cochilar possuem cérebros 15 centímetros cúbicos maiores, ou seja, o equivalente a um envelhecimento cerebral retardado de três a seis anos. No entanto, os pesquisadores aconselham que o período de cochilo não ultrapasse 30 minutos diários.

1) A primeira soneca do dia é a mais importante! Ela é a soneca que mais vai ajudar seu filho a realmente descansar. Não estamos falando aqui que as outras sonecas não são importantes, mas certamente esta é a mais restauradora. 2) Muitos bebês de 6 meses ainda precisam de 3 sonecas ao dia.

A soneca do bebê pode sim atrapalhar o sono noturno caso ela ultrapasse a quantidade recomendada para a idade e/ou termine muito tarde, atrapalhando o início do sono noturno. Quanto menor a criança, maior a sua necessidade de sono diurno, mas é importante haver o equilíbrio.

Tente ajudar seu filho a continuar dormindo. Se ele costuma acordar depois de 20 minutos, já fique ao lado dele e tente ajuda-lo a dormir mais um pouco. Veja o que mais acalma o seu bebê e use a ferramenta correta para ele voltar a dormir: ruído branco, batidinha nas costas, um carinho na cabeça.

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas. - Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas. - Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia. - Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia.

Um estudo realizado no Hospital Henry Ford, nos EUA, demonstrou que dormir prolongadamente, ou seja, dez horas, em vez de oito (nível recomendado internacionalmente), pode ser mais eficaz na redução de dores do que analgésicos.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Se você precisar de uma soneca, que seja curta – não mais que 30 minutos– para que não interfira na sua próxima noite de sono, recomenda Atwood. É melhor tirar um cochilo à tarde, "quando temos uma queda natural no estado de alerta e tendemos a sentir sono", acrescenta. Isso torna mais fácil adormecer rapidamente.

A soneca permite um descanso e, portanto, ajuda a manter níveis ótimos de energia durante os momentos de atividade.

A função soneca permite configurar a TV para que desligue automaticamente após um período definido previamente.

20 minutos a cada hora? Em contrapartida, depois da meia noite, cada hora “dormida” (de relógio) equivale a 20 minutos de sono BIOLÓGICO.

Nesses casos, as pessoas tiram um cochilo durante o dia, após o almoço. Como isso ocorre todos os dias, acaba não atrapalhando o sono noturno. Mas devemos lembrar que mesmo dormindo durante o dia, o período principal de sono continua sendo à noite. Então, os cochilos devem ser curtos, geralmente de 20 a 40 minutos.

Tirar cochilos curtos durante o dia, de 30 minutos, ajudam a melhorar a memória e aumentar a produtividade.