É bom ter só um filho?

Perguntado por: abernardes3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

O site Babyology postou recentemente alguns motivos para você acreditar que ter dois (ou mais) filhos é na verdade bem fácil! 1- Você já esteve lá ; 2- Na verdade, é menos estressante. 3- Você praticamente nunca está sozinho. 4- Reutilizar as roupas.

1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.

3 a 5 anos – Se forem bem guardados, alguns itens do enxoval, inclusive as roupas, podem ser usados de novo. Com certa autonomia por conta da idade, o maior sofrerá menos a falta da mãe, que poderá se dedicar mais ao bebê. 6 a 8 anos – Pode ser vantajoso para os pais, que estão mais maduros em relação à paternidade.

Em alguns casos, a criança pode começar até mesmo a ter problemas de sono ou ficar mais introvertida. Porém, ela também passa a demonstrar mais carinho e fica interessada no bebê. Ou seja, as questões socioemocionais são as principais mudanças e que exigem maior atenção.

Bons motivos para dar um irmãozinho ao seu filho
A convivência entre irmãos é uma convivência de partilha, seja de objetos ou de atenção. Com um irmão, seu filho vai ter que aprender a dividir, o que pode ser bastante útil para lidar com outros relacionamentos.

O segundo filho costuma demonstrar autonomia e personalidade mais cedo; não por suas habilidades erroneamente admitidas como natas, mas por -las desenvolvido antes do tempo por autopreservação. Pais de segunda viagem, já experientes, por outro lado tendem a enxergar o segundo filho com lentes formatadas ao primeiro.

Porque filho único não vai pro Exército? Ou seja, não basta somente ser o filho único, é preciso que seus pais estejam em estado específico para que haja isenção no Serviço Militar. Para isso, deve-se fazer necessário em casa como companhia para os pais em estado de dependência ou necessidade.

Mas as pessoas têm filhos por razões bastante egoístas: por prazer, para cuidar delas na velhice, para ter alguém para amar e amá-las de volta, para viver coisas que não puderam viver quando eram crianças, para exercer poder sobre alguém, dar continuidade ao nome da família.

Unigênito. Este termo é utilizado para se referir ao filho único de um casal, ou seja, quando só foi gerada uma criança, sem irmãos.

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina, tendo como base princípios biológicos, o limite de 50 anos para candidatas aos tratamentos de reprodução assistida. Porém, podem haver exceções a esse limite, pois a normativa do CFM não pode ferir o direito constitucional de planejamento familiar.

Grafia no Brasil:segundogênito. Grafia em Portugal:segundogénito.

Parto mais rápido
“Assim que as mães de primeira viagem sentem as primeiras contrações, elas correm para hospital”, conta Karina. “Já na segunda vez, elas conseguem perceber melhor o intervalo entre as contrações”. Além disso, o processo do parto tende a ser mais curto.