É bom ter heterocromia?

Perguntado por: rpires6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

“Normalmente a heterocromia não afeta a visão. Eles costumam enxergar normalmente, mas em alguns casos específicos a alteração na cor dos olhos dos animais pode estar relacionada a algumas doenças preocupantes e pode ter alteração da visão, entre outros problemas”, explica.

Completa. Considerado o tipo mais raro da doença, a heterocromia completa acontece quando os dois olhos apresentam cores totalmente diferentes, como um olho verde e um castanho. Em geral, é a categoria que mais chama a atenção, por causar certa estranheza.

O que é heterocromia? Chamada de heterocromia iridis ou apenas de heterocromia, esta é uma condição em que os olhos do paciente apresentam uma alteração e cada olho possui uma cor ou um dos olhos possui duas cores.

1. Verde. Os olhos verdes são conhecidos por serem extremamente raros e únicos.

Hetero… cromia. Isso mesmo! Sabemos que não é um nome fácil de pronunciar, no entanto, a heterocromia é uma anomalia genética rara, que afeta quase 1% da população mundial.

Olhos cor de avelã são formados pela mistura de três cores:castanho, âmbar e verde escuro, e raramente azul na parte mais externa da íris. Constituem apenas 1-2% da população mundial.

Cinza

Cinza. Essa cor é rara e costuma estar presente em pessoas nascidas na Rússia Europeia, em países bálticos e na Finlândia. Indivíduos com parentes nessas regiões também podem carregar o gene responsável pelo olho cinza e nascer com ele, mesmo em diferentes regiões.

Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.

Essa cor ocorre devido a uma maior concentração de um pigmento chamado "liprocomo". Essa é uma cor é extremamente rara, ocorre com mais frequência na Europa, partes da Ásia e aqui no Brasil. Essa coloração realmente é notável, se você tem essa cor de olho agradeça aos deuses pela sua sorte.

Azul — 8% a 10%
Entre 8% e 10% da população tem olhos azuis, contudo. Acredita-se que a mutação genética que originou essa característica ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás.

  • Heterocromia completa. A completa é aquela em que cada olho tem uma cor diferente, como por exemplo um olho castanho e o outro azul.
  • Heterocromia setorial. Na heterocromia setorial há uma parte do olho de uma cor diferente, neste tipo, é mais comum apenas um dos olhos ter duas cores (ou mais).
  • Heterocromia central.

Sabe o que é heterocromia? Glamurama explica a condição e mostra as celebs com olhos de cores diferentes

  • Kate Bosworth. A atriz norte-americana conhecida por filmes como “Superman: O Retorno” e “Para Sempre Alice” possui heterocromia setorial. ...
  • Henry Cavill. ...
  • Alice Eve. ...
  • Daniela Ruah. ...
  • Mila Kunis. ...
  • David Bowie.

Olhos com cor de avelã tem uma tonalidade que mescla tons de dourado, marrom e verde. Por isso, olhos com essa coloração são muito influenciados pelo ambiente onde estão e parecem até mudar de cor dependendo da quantidade de iluminação, das cores que você está vestindo ou da maquiagem aplicada. Método 1.

Qual é a cor do olho mais bonito do mundo? Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul escuro.

Olhos cor de âmbar
O tom lembra o dourado ou acobreado e está entre os mais raros do mundo. Muito comum no mundo animal, essa característica se deve à concentração de um pigmento chamado “liprocomo”. Você pode ter a sorte de conhecer alguém com essa cor de olho na Europa, partes da Ásia e até mesmo aqui no Brasil.

Existem duas principais condições para nascer com este tipo de cor dos olhos: o albinismo e o vazamento de sangue na íris. Apesar de os albinos tenderem a ter olhos bem azuis ou mais claros, devido à falta de pigmento, alguns tipos de albinismo pode fazer com que os olhos aparentem serem vermelhos ou rosados.

Ter olho verde é extremamente difícil, uma vez que representa apenas 2 % de toda a população global. Em termos de raridade, a cor verde só perde para o cinza, vermelho ou violeta, e para a heterocromia, quando cada olho é de uma cor.

O albinismo é uma alteração genética que interfere na produção de melanina, que é o pigmento responsável por conferir cor para nossa pele, cabelos e olhos. Como essas pessoas possuem pouca quantidade desses pigmentos na íris, eles geralmente apresentam olhos de cores bem claras, em tons de azul ou até cinza.