É bom ter curso técnico?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ensino técnico ainda vale a pena? Sim, o mercado de trabalho ainda valoriza a sua formação. Principalmente algumas habilidades práticas que muitas vezes não são oferecidas nos cursos superiores tradicionais. Não só isso, como também empregabilidade.

Técnico em Segurança do Trabalho
Esse é um dos Cursos Técnicos mais procurado no mercado de trabalho, onde o aluno tem disciplinas nas áreas de informática, legislação, saúde, tecnologia industrial, ergonomia e segurança do trabalho.

Além da Medicina, uma área que está precisando de vagas mas com poucos profissionais é a de tecnologia. Cursos como Engenharia da Computação, Ciência de Dados, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Sistemas de Informação estão ficando cada vez mais concorridos e com salários iniciais acima da média.

Além de poder fazer um desses cursos de pós-técnico para se especializar na área de formação, outra forma de seguir na área acadêmica escolhida é optar por um curso superior como bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Qualificação do profissional
Outro fator bastante importante dos cursos técnicos e que poucas vezes é ressaltado é a qualificação dos profissionais já empregados.

Quais os melhores cursos técnicos do mercado?

  • Curso Técnico em Estética. ...
  • Curso Técnico em Radiologia. ...
  • Curso Técnico em Nutrição e Dietética. ...
  • Curso Técnico em Segurança do Trabalho. ...
  • Curso Técnico de Veterinária. ...
  • Curso Técnico de Design de interiores. ...
  • Curso Técnico em Farmácia. ...
  • Curso Técnico de Análises clínicas.

A graduação é um curso de nível superior e o curso técnico é uma formação de nível médio. O estudante pode conciliar essas duas possibilidades caso queira complementar o seu currículo. No entanto, a empreitada exigirá muito foco e organização.

2 anos

Cursos Técnicos
Quando feito após ou paralelamente ao ensino médio, um curso técnico tem duração em torno de 2 anos, com uma carga horária entre 800 e 1.200 horas. Dessa forma, somente cursando uma Escola Técnica e com a carga horária descrita, o aluno obterá um diploma com o título de técnico.

tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é excelente para quem deseja ingressar rápido no mercado de trabalho. Isso porque a maioria das empresas atualmente necessita de um profissional que saiba trabalhar com sistemas operacionais e software, o que significa muitas vagas disponíveis.

1. Curso Técnico em Enfermagem. O curso de enfermagem tem 1.800 horas de duração, já incluídos a carga horária de estágio, e o aluno terá além de matérias voltadas para o estudo da anatomia e fisiologia, disciplinas voltadas para a área de humanas como psicologia aplicada à enfermagem, filosofia e relações humanas.

Afinal de contas, existem muitos cursos técnicos ou profissionalizantes que proporcionam bons salários.
...

  • Cursos relacionados a marketing e vendas. Pode-se dizer que o marketing relacionado a vendas é a área do momento. ...
  • Curso de massagem terapêutica. ...
  • Curso de linguagens de sinais. ...
  • Cursos técnicos (em geral)

Cursos difíceis para fazer na faculdade

  • #1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura. Esse é um dos cursos mais difíceis que listamos aqui. ...
  • #2 Medicina. Esse é conhecido de todos. ...
  • #3 Engenharia Naval. ...
  • #4 Engenharia Aeroespacial. ...
  • #5 Direito.

Dentre as diversas vantagens de se fazer um curso técnico, a principal é que o curso tem menor duração que a graduação e já permite ingresso no mercado de trabalho rapidamente. Existem diversos cursos técnicos que estão em alta e que com certeza podem garantir a sua vaga no mercado de trabalho.

cinco anos

A certificação dos profissionais em qualquer dos três níveis tem prazo de validade de cinco anos, a contar da data de emissão do certificado.

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

“Na cultura do Brasil, o curso técnico é pensado ou desenvolvido quase exclusivamente para atender a classes menos favorecidas. Uma desvantagem é a falta de estímulo ao progresso dos estudos, uma vez que a pessoa se envolve no trabalho e começa a buscar melhor rendimento.

Cursos técnicos em alta em 2023
Marketing, Estética, Administração, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho costumam ser as áreas que mais empregam profissionais com formação técnica.

As profissões em alta em 2023 são:

  1. Tecnologia. Coordenador de infraestrutura. ...
  2. Mercado financeiro. Gerente de relacionamento private. ...
  3. Finanças. Coordenador de planejamento/controladoria. ...
  4. Vendas e marketing. Analista de inteligência de mercado. ...
  5. Engenharia. Gerente de supply chain. ...
  6. Jurídico. Advogado contencioso cível sênior.