É bom ter ambição?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quando falamos sobre o ambiente profissional, a ambição é como uma motivação, pois tende a aumentar o rendimento em busca do objetivo que tanto sonha. Ser uma pessoa ambiciosa não significa que é algo ruim, mas também não quer dizer que ela seja boa porque tudo depende da quantidade de ambição que cada um tem.

Para atingir o sucesso, seja o pessoal, seja o profissional, é preciso ter ambição. Seguir seus objetivos é fundamental para alcançar resultados concretos. Porém, diversas pessoas confundem ambição com ganância, principalmente por não entenderem bem esses conceitos, que são muito distintos.

Trata-se de uma vontade constante de obter sucesso ou de alcançar um objetivo.

Ambição é o forte desejo de riquezas ou poder, glórias ou honras; cupidez; cobiça; anseio constante de alcançar determinado objetivo; de obter sucesso, pretensão, aspiração. Ganância é cupidez, cobiça, avidez; desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ânsia por ganhos exorbitantes.

Uma pessoa ruim pode ser ambiciosa, mas um ambicioso não é necessariamente uma pessoa ruim. Para que a ambição tenha frutos positivos, é preciso traçar o seu caminho com ética e acreditar que você pode chegar onde quer de forma honesta, sem precisar trapacear, manipular, roubar, mentir ou magoar alguém.

Quando a ambição passa a ser obsessiva e não é mais somente um simples mecanismo de desenvolvimento, mas um sentimento compulsivo de conseguir algo e de crescer rapidamente, ela passa a construir uma imagem negativa da pessoa no ambiente em que trabalha, e consequentemente é possível comprometer até mesmo o ...

Uma pessoa com ambição sente-se impulsionada para seguir em frente, ansiando por algo melhor em sua vida. Um indivíduo ambicioso possui um forte desejo de conquistar algo, seja isso relacionado a questões financeiras, profissionais ou pessoais: uma posição de trabalho melhor, um salário melhor, um relacionamento, etc.

Dizer que alguém é ambicioso frequentemente tem uma conotação negativa. Entende-se como uma pessoa gananciosa, que está disposta a passar por cima dos outros para obter dinheiro, poder ou outro objetivo que vai beneficiar a si própria. Se for excessiva e sem limites, a ambição pode, sim, ser algo ruim.

Enquanto o ambicioso se mantém focado nas metas que deseja atingir, o ganancioso quer o que é do outro. Perceba que o primeiro direciona seus objetivos a si mesmo, a crescer e realizar o que deseja. Já o segundo, quer o que é de outras pessoas para se sobressair.

A ambição é uma característica que pode ter duas faces diferentes, a primeira está relacionada a desejar sempre melhorar e ir atrás dos objetivos que se possui, mas de forma saudável. Já a segunda, envolve se deixar levar apenas pelo desejo de ter mais, tornando a busca vazia e sem sentido.

Significado de Ambicioso
adjetivo Que expressa ambição, desejo pelo poder, por riquezas. Que tem vontade e busca a todo custo de alcançar certo objetivo.

A ganância é uma atitude comum a pessoas que querem tudo para si, a qualquer custo. É um tipo de comportamento nocivo e que deve ser evitado. Substitua essa necessidade de ter pela de ser: ser feliz, ser um bom profissional, ser um bom pai, ser uma boa mãe, ser um bom filho e ser útil na vida dos outros.

As ambições egoístas são contrárias aos princípios que devem governar o serviço espiritual. Refletem três atitudes erradas: (1) Uma perspectiva distorcida de Deus. “Eu sou o Senhor: este é o meu nome.

Geralmente, os ganancioso não se contentam com o que possuem, pensam apenas no que querer ter. Isso faz com que nunca se sintam satisfeitos e muito menos valorizem o que têm. “Pessoas de sucesso estão sempre procurando oportunidades para ajudar os outros.

O Evangelho está dizendo hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. A vida do homem não consiste nos bens que ele possui. Podemos passar a vida toda alimentando a ganância do ter e possuir, e quando achamos que possuímos, que juntamos e acumulamos, a vida nos é tirada.

Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

Ficar desejando as coisas dos outros e não fazer força nenhuma pra conseguir naturalmente e por merecimento.

A palavra ambição vem do latim ambire, “mover-se livremente”. Já ganância vem de ganatum, “ganho”. Ou seja, o ambicioso é aquele que sai do seu lugar de conforto, vai em busca do que deseja, corre riscos, enquanto o ganancioso está paralisado, preso na própria cobiça, retendo tudo o que recebe para si.

A maneira mais simples de sobreviver aos colegas ambiciosos é fazer com o que as atitudes deles não o afetem. Se você for o único responsável por seu próprio projeto, ou se você tem uma equipe de trabalho composta por pessoas em quem você confia e respeita, seus parceiros tóxicos não terão qualquer poder sobre você.

A ganância, em grande parte, exclui os sentimentos humanos, como a verdade, o respeito e a parceria com o próximo. A ganância faz a pessoa individualista, trabalhar sozinha e ficar mesquinho. Lógico que ter desejos é bom para o crescimento das pessoas.