É bom suar muito?

Perguntado por: iveiga4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Conclusão: suor em excesso não é um sinal de que você está queimando mais calorias. Você pode transpirar demais e não queimar muitas calorias ou gordura. Ou você pode estar quase sempre seco e queimar muitas calorias ou gordura.

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

Hiperidrose secundária
Outra causa que colabora com o surgimento da hiperidrose é a presença de diversas patologias no organismo. Este processo é chamada de hiperidrose secundária, ou seja, ela é um sintoma que advém de outras doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

Use antitranspirantes
Os desodorantes comuns podem até acabar com o odor, mas para tratar a transpiração excessiva nas axilas o ideal é escolher um antitranspirante. Estes, são designados justamente para proteger contra o suor, além de combater as bactérias causadoras do mau cheiro.

Quando em excesso, o suor na cabeça pode deixar os fios quebradiços, ressecá-los, causar opacidade e piorar casos de caspa, dermatite e oleosidade excessiva, além de provocar mau cheiro e sensação de cabelo sujo.

Suar é sinal de gordura indo embora? Na verdade, não! A transpiração é a maneira natural do corpo de regular a temperatura corporal, liberando água (e sal), que evapora para ajudar a resfriá-lo. Além disso, o suor não queima calorias.

Segundo afirma o professor Juan Francisco Marco do Centro de Ciência do Esporte e Alta Performance da Espanha, não tomar banho após os exercícios físicos pode ser prejudicial à saúde, e não só por causa da higiene.

A sudorese (produção de suor pelo corpo) é normal e corresponde à tentativa do organismo de regular a temperatura corporal por meio da liberação de líquidos. Também chamado de transpiração, o suor é um fluido à base de sal que é liberado pelas glândulas sudoríparas.

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

O mau odor e até mesmo o popular “suor com cheiro de cebola”, como alguns relatam, pode ser causado por alterações hormonais como problemas da tireoide, por exemplo. Alguns distúrbios genéticos também podem estar ligados a esse odor típico.

Apesar de não ser critério para medir o emagrecimento, o suor pode ser um importante indicativo para avaliar a intensidade da atividade física, uma vez que, quanto mais intensa, mais acelerado fica o metabolismo e, consequentemente, mais elevada a temperatura corporal, resultando em suor.

Além dos motivos citados, o excesso de suor no rosto também pode estar associado a algum transtorno de saúde, como transtornos psicológicos (ansiedade, depressão, síndrome do pânico) diabetes, problemas de tireoide ou cardíacos.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

O suor na cabeça e pescoço - que também pode ser chamado de hiperidrose craniofacial quando em excesso - costuma causar muito incômodo. A condição é comum e pode aparecer pelos mesmos motivos que a transpiração em qualquer outra parte do corpo: calor, atividades físicas etc.

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

Por que o suor aumenta nesta fase? Devido ao aumento do hormônio testosterona, as glândulas sudoríparas trabalham em dobro, aumentando a transpiração e também o mau odor.

3 REMÉDIOS CASEIROS QUE INIBEM A TRANSPIRAÇÃO DOS PÉS

  • Remédio caseiro de bicarbonato de sódio. Para esta preparação necessitas de dois copos de água e um bocado de bicarbonato de sódio. ...
  • Remédio caseiro de chá preto. ...
  • Remédio caseiro de óleo essencial de Tea Treee (árvore do chá)