É bom ser uma pessoa reservada?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

“Ser uma pessoa tímida ou reservada não é necessariamente ruim. O prejudicial é quando esta característica influencia na interação com os outros ou quando a pessoa passa uma imagem de desmotivação ou desinteresse”.

Circunspeto; cauteloso; discreto; prudente.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.

Discrição é uma característica que qualifica a pessoa que é discreta, que não chama atenção, ou seja, que é recatada, modesta, humilde e delicada em suas ações.

Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo.

A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes. Em geral, são pessoas que dão muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos e à maneira como se sentem diante das situações que vivem.

Pessoas tímidas costumam ter um efeito calmante nos outros por falarem suavemente e terem uma postura tranquila. Mesmo que não se comuniquem muito, outras pessoas sentem vontade de ficar perto delas por conta disso. Essa é uma característica que muitas vezes não é valorizada, mas é benéfica para o convívio social.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Uma pessoa fechada para relacionamento odeia abraços e manifestações físicas de carinho. Recebem muitos conselhos para “se abrirem”, e elas odeiam isso também. Dificuldade extrema em responder “Eu te amo”, quando recebem a mesma declaração. Consideram o namoro uma tarefa insuportável e tenta sempre evitar tal situação.

Mantenha o bom humor
O bom humor pode ser o fator-chave para atrair o homem tímido. Um sorriso no rosto abre portas e torna qualquer conversa mais leve e descontraída. Além disso, pode te ajudar a ter mais paciência na hora de conquistar uma pessoa muito fechada.

Os tímidos muitas vezes experimentam baixa autoestima, medo de rejeição ou autoconsciência aguda. Isso pode impedi-los de desenvolver novos relacionamentos se estiverem perpetuamente se voltando para dentro para monitorar seu próprio comportamento e suas deficiências percebidas.

O Que é Fobia Social - A Sociofobia e Suas Barreiras Psicológicas | TelaVita.

São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido. 1- Introvertido social – são pessoas que geralmente preferem trabalhar sozinhas, são aquelas mais quietas e reservadas.

MITO: A introversão pode ser “tratada”.
Introversão é um traço normal, um introvertido obtém satisfação à sua maneira. Constudo, a maior parte das pessoas terá traços intro e extrovertidos, portanto não há doença para ser tratada.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

Ao adotar uma postura discreta e educada estará fazendo um bem a si mesmo e ao mundo, pois suas atitudes certamente irão influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.

Ser discreta significa ser segura de si e não depender da atenção de ninguém para se sentir bem ou se autoafirmar. Quando você sabe que é boa em alguma coisa, não sente a menor necessidade de alardear isso aos quatro cantos do planeta. Você sabe e isso lhe basta.

adjetivo Reservado nas palavras ou comportamentos; que se expressa ou se comporta de maneira reservada. Fechado; que prefere guardar sua privacidade e seus sentimentos para si mesmo: professor discreto. Recatado; que não gosta de chamar a atenção para si: roupa discreta.