É bom ser triste?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A importância da tristeza está presente na forma como lidamos com o próximo. Quando estamos tristes, temos mais facilidade nas interações sociais, já que o nosso organismo está “pedindo” a presença de outra pessoa. E isso é importante para podermos nos recuperar de um momento triste.

A tristeza é uma reação natural a situações difíceis de serem vivenciadas e sentir tristeza é saudável. Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão.

Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento, ao passo que a tristeza do mundo leva à morte espiritual.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Dicas para superar a tristeza em momentos difíceis

  • Pratique meditação. A meditação é uma prática muito simples, que pode ser feita em qualquer lugar. ...
  • Escreva um diário. Nem todo mundo sabe, mas a escrita influencia diretamente a saúde mental e física. ...
  • Faça exercícios. ...
  • Tente ver o lado bom das coisas. ...
  • Faça terapia.

A Depressão é uma situação de adoecimento. É uma tristeza que não acaba mais. E vem com outros sintomas, como apatia, angústia, ansiedade, desesperança, entre outras. A doença do século, muitas vezes é confundida com um sentimento de tristeza, e entender as diferenças é fundamental para o diagnóstico precoce.

“Quando nos sentimos tristes e estressados, nosso corpo libera substâncias e hormônios como adrenalina e cortisol, causando aumento na pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e mal colesterol.

Depressão (CID 10 – F33) é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

Muitas vezes, quando essa vontade de sumir dura dias seguidos e até meses, é necessário dar um pouco mais de atenção à essa questão, pois pode tratar-se de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade, estresse, ou algum tipo de distúrbio hormonal, que esteja afetando o funcionamento do seu organismo ...

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Dizer que está com dor na alma é uma forma metafórica de expressar problemas de ordem emocional e que estão acima das dores que conhecemos habitualmente.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.