É bom ser tímido?

Perguntado por: holiveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Os tímidos muitas vezes experimentam baixa autoestima, medo de rejeição ou autoconsciência aguda. Isso pode impedi-los de desenvolver novos relacionamentos se estiverem perpetuamente se voltando para dentro para monitorar seu próprio comportamento e suas deficiências percebidas.

É alguém que é inseguro e prefere ficar nos bastidores, não na linha de frente. O medo de desaprovação do tímido chega a ser patológico, porque a pessoa pode desenvolver algum tipo de ansiedade, crise de pânico ou depressão em função disso”, afirma. No trabalho, o tímido será alguém bastante observador.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Por que algumas pessoas são tímidas
Não há causa única. Para alguns a causa pode ser situações vividas onde o relacionamento interpessoal possa ter sido prejudicado, para outros pode ser característica de personalidade, ou também podem ser tímidos pessoas que não tiveram oportunidade de treinar habilidades sociais.

1 encabulado, acanhado, bisonho, canhestro, constrangido, embaraçado, encafifado, encalistrado, encolhido, envergonhado, escabreado, inibido, introvertido, pejoso, retraído, vexado, zopeiro.

1. extrovertido, expansivo, desinibido, comunicativo, aberto, sociável, confiante, efusivo, desembaraçado, despachado.

Uma pesquisa recente indicou que a porcentagem de pessoas com timidez é de aproximadamente 50%1. A timidez está presente na vida de tantas pessoas, que é surpreendente o quão pouco ela é compreendida.

Por isso, Matheus, a timidez, se bem administrada, não irá te atrapalhar a estudar Psicologia. O psicólogo Guilherme Raggi, formado pela Universidade de São Paulo (USP), explica para a gente que o curso tem atividades como trabalhos em grupo e atendimentos clínicos que podem te deixar desconfortável à primeira vista.

Considerando que ensinar é muito mais do que apresentar conhecimentos diante de um público (no caso, alunos) outras qualidades associadas à timidez podem (e devem) ser utilizadas a favor da docência. Pessoas tímidas são reconhecidamente observadoras, cautelosas e geralmente, boas ouvintes.

"Os tímidos ficam incomodados e angustiados em interações sociais, especialmente se estiverem com pessoas que não conhecem bem", afirma. "A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

"Foi uma surpresa para nós ver o quanto a opinião masculina se difere da feminina quando o assunto é timidez na hora da paquera. Acredito que os homens tendem a gostar mais das tímidas por uma questão de conquista, talvez com elas seja mais fácil usar algumas armas de sedução.

Existem dois tipos principais de timidez, de acordo com a psicologia: a timidez crônica e a timidez situacional. Timidez crônica: é caracterizada por ser um quadro constante, no qual a pessoa apresenta dificuldade em expressar suas emoções e opiniões em praticamente todos os aspectos da vida social e profissional.