É bom ser escoteiro?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade.

ST: O Escotismo contribui para o autodesenvolvimento físico, intelectual, social, espiritual, afetivo e principalmente do caráter. O Escotismo quer que cada jovem seja um cidadão consciente e ético, que atue com responsabilidade em sua comunidade. E, mais do que isso, que seja um ser humano, sadio, equilibrado e feliz.

No movimento escoteiro a criança, adolescente ou jovem desenvolve e complementa as atividades desenvolvidas nas escolas, através do desenvolvimento de Atividades Escoteiras. É através do contato com a natureza que se complementam, por exemplo, os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências e Geografia.

Como se tornar escoteiro? Para encontrar o grupo escoteiro mais próximo de você, acesse o site escoteiros.org.br e informe seu estado, cidade e bairro. As atividades costumam acontecer aos sábados e os participantes precisam ter entre 6 anos e meio e 21 anos.

Existem cinco ramos de especialidades e as mesmas são necessárias para diversas conquistas escoteiras, entre elas os distintivos especiais: Cruzeiro do Sul, Cordões, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria.

Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica.

PERFIS: CARGOS E FUNÇÕES - NÍVEL LOCAL
É o responsável pela liderança da equipe de escotistas de uma Tropa Escoteira. Coordena todas as tarefas educativas, cuidando da aplicação do Método Escoteiro e do desenvolvimento de atividades adequadas para os adolescentes, sendo responsável pela totalidade da gestão.

Nós marcamos nosso aprendizado por Distintivos de Progressão, que são quatro: Pistas, Trilha, Rumo e Travessia, e que se completa com o Distintivo de Escoteiro Lis de Ouro.

O lema escoteiro é "BE PREPARED" (esteja preparado) ,significando que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu DEVER.

Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.”

A Saudação é próximo ao Sinal Escoteiro, só que deve ser levado a têmpora, com a palma voltada ao chão. A Saudação devem ser realizada pelo escoteiro a outro, pelo menos, na primeira vez que o vê, não há hierarquia o primeiro a ver é o primeiro a saudar.

O Escoteiro é obediente e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos. Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa socialização. “O Livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o marco simbólico que inspira a organização do Ramo Lobinho.

O Guardião das Águas

No Paraná, está estabelecido o maior grupo escoteiro do País. O Guardião das Águas, de Piraquara, criado em 2004, tem atualmente 587 membros, a maioria residente no município. Segundo Silvana Andretti, mestre pioneira do grupo, há uma fila de espera de mais de 400 pessoas interessadas em ingressar na entidade.

Com mais de 57 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo.

Atualmente, existem três modalidades do Escotismo, que se diferenciam somente no foco das atividades, mas preservam os mesmos valores: a Lei e Promessa Escoteira, são fundamentadas pelo Método Escoteiro e Proposta Educativa, mas abordam práticas voltadas para à própria vertente.

Assim se define o movimento escoteiros, que existe no Estado desde 1910 e tem hoje 15 mil integrantes distribuídos em 226 grupos. No Brasil, são 107 mil escoteiros e, no mundo, cerca de 50 milhões.

Atualmente somos cerca de 40 milhões de escoteiros organizados em 161 Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

O que não muda é a essência do Escotismo. O termo chefe é para definir uma hierarquia dentro do movimento, onde os adultos voluntários são chamados carinhosamente de chefes, mas que atualmente o termo atualizado é considerado Escotista. ...

Mesmo em meio a tudo isso, em 2020 os Escoteiros do Brasil somaram mais de 79 mil associados em quase 700 municípios do país, números que comprovam a força e a capilaridade do nosso Movimento.