É bom sentir dor depois da academia?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

É uma parte natural do processo de recuperação, e a dor (na maioria dos casos) significa apenas que seus músculos estão trabalhando exatamente como deveriam.

Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.

Músculos maiores conseguem resistir a maiores cargas e, por isso, a força é um excelente sinal de boa adaptação ao treino. Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo.

Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.

Melhores exercícios para afinar a cintura

  1. Abdominal lateral.
  2. Bambolê
  3. Abdominal cruzado.
  4. Girar e pular.
  5. Abdominal com bola.
  6. Prancha com perna elevada.
  7. Prancha tradicional.
  8. Sentar e alongar.

5 esportes eficientes para garantir um corpo definido

  1. Natação. A natação é um esporte bastante completo, pois ajuda tanto no processo de emagrecimento quanto na definição dos músculos. ...
  2. Ciclismo. ...
  3. Corrida. ...
  4. Muay Thai. ...
  5. Tênis.

Uma rotina de atividade física faz muito bem e deve ser feita diariamente. Mas o que muitos se confundem é que treinar rotineiramente não quer dizer fazer exatamente os mesmos exercícios todos os dias, da mesma forma, com o mesmo intervalo e intensidade.

Carboidratos: batata inglesa, batata-doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cenoura, grão de bico, feijão preto, quinoa, lentilha, aveia, macarrão integral, arroz integral e pão integral. Frutas: melancia, maçã, melão, morango, abacate, banana, manga e laranja. Proteína: ovos, frango, peixe, iogurte, queijos e brancos.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Como saber se você teve um bom treino

  1. Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor. ...
  2. Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca. ...
  3. Você atingiu uma nova meta. ...
  4. Você dormir como um urso. ...
  5. Seu humor ficar nas alturas.

As melhores dicas para acelerar o processo são: manter uma boa frequência de treino, aumentar gradativamente a intensidade e a repetição do exercício, focar na musculação e manter uma boa alimentação e hidratação. Só não vale exagerar – não adianta treinar pesado um dia e depois não se exercitar por muito tempo.

Isso se deve à alta demanda de oxigênio que o tecido muscular exige durante a prática.

No caso de atividades mais longas e com alta intensidade, vale investir em carboidratos que têm uma absorção mais lenta, por exemplo: integrais, aveia, granola, castanhas e batata-doce. Nas práticas mais curtas, é melhor ingerir carboidratos de rápida absorção, como frutas, tapioca, geleia e água de coco.