É bom sair sozinho?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Sair sozinho permite a um homem se conhecer melhor, se aceitar mais, encontrar paz com seus pensamentos. Afinal, não há outra pessoa junto para jogar papo fora e se distrair. Você também fica mais confiante, pois percebe que está no comando da sua própria vida e não precisa dos outros para fazer o que tem vontade.

Agorafobia é um transtorno de ansiedade muito comum nos quadros de se síndrome do pânico e refere-se ao medo de andar nas ruas, dificuldade de sair sozinho de casa, dificuldade de ir a certos lugares como mercados ou cinema pois sente forte apreensão dificil de compreender e muitas vezes surge a necessidade de ter ...

É por isso que ficar sozinho não é tão ruim assim.
Alguns de nós preferimos ficar sozinhos e tudo bem. Pesquisas mostram que há muitas razões pelas quais ficar sozinho (e gostar) não é uma coisa tão ruim! Cada indivíduo tem uma variedade de ideias, características, perspectivas e preferências exclusivas.

Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.

Portanto, por volta dos 12 aos 14 anos, mais ou menos, você terá que lidar com a dúvida: quando deixar seu filho sair sozinho? Essa decisão depende muito da maturidade dos filhos, mas, nessa fase, eles precisam de mais autonomia, até mesmo para começar a ter mais responsabilidade.

Quando começamos a sentir-nos sozinhos, experimentamos sentimentos intensificados de vulnerabilidade, que podem prejudicar nossa saúde mental. Solidão é o sentimento que surge quando nos sentimos só, mas não precisamos estar literalmente sem a companhia de outros para senti-la.

Pessoas que gostam de estar só têm um nível maior de autoconhecimento porque são mais reflexivas e observadoras. Elas possuem mais consciência dos seus pontos fortes e fracos e, por isso, têm mais facilidade em conquistar seus objetivos.

A patologia mais comum de todas e que traz como um dos sintomas o fato de a pessoa querer se isolar é a depressão. O indivíduo que sofre de depressão, em tese, sente vontade de ficar sozinho, não conversar, não falar e com isso se isola do mundo.

Este tipo de comportamento pode aparecer como consequência de transtornos mentais, mas também de situações específicas. Na verdade, inúmeras são as razões que podem trazer esse medo ou mesmo a falta de vontade de se comunicar com outras pessoas.

Fobia social é um transtorno mental caracterizado pela dificuldade em estabelecer relações sociais, de qualquer natureza. As pessoas com este transtorno evitam situações onde há neceddiade de relacionar-se socialmente com outras pessoas, mesmo que de forma suprficial.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

Ao falar sobre a doença, algumas pessoas acreditam que o isolamento certamente agravaria um quadro de depressão. Segundo o psiquiatra Diego Freitas Tavares, a situação é diferente: “O isolamento é um dos sintomas do distúrbio e não agrava o quadro. É uma maneira que o depressivo encontra de se sentir seguro e melhor”.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

Sintomas de doença sem nenhuma causa aparente podem ser o resultado de isolamento social e tédio. Pesquisas mostram que pessoas que se sentem sozinhas têm mais problemas de saúde, se sentem piores e talvez até morram mais cedo.

Sair com os amigos (e sem você) não quer dizer que ele(a) vai te trair. Essa é para os ciumentos (já que o ciúme é a razão número 1 dessa possessividade). Não deixar que o namorado(a) saia sozinho reflete uma insegurança que existe dentro de você - e que, na verdade, não deveria existir!