É bom rezar pelos mortos?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

As orações, na intenção das pessoas que já faleceram, são expressão da ligação e do amor que temos para com elas. Através das nossas preces gostaríamos de ajudá-las, no momento da morte a se decidirem por Deus. É um sinal do nosso amor e da nossa solidariedade.

Orar é subir com asas de águia acima das nuvens e chegar ao céu claro, habitado por Deus. É entrar na casa do tesouro do Senhor e fartar-se de uma fonte inesgotável.” – (Charles Spurgeon). A oração é um dos pilares mais importantes na vida cristã.

A tradição Bíblica ensina os católicos a sempre homenagear os entes que já partiram. As missas póstumas visam pedir à Deus para interceder pelo repouso eterno das almas dos falecidos, especialmente para aqueles que se encontram no purgatório.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua ... Oração para dormir em paz e conseguir descansar.

7- Salmos 30:5
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

"As almas do purgatório podem rezar por nós.
O Senhor lhes faz conhecer as nossas preces, e, então, cheias de caridade não deixam de pedir por nós. As almas do purgatório sofrem horrivelmente e não podem socorrer-se a si mesmas."

07.01.2019 - Conteúdo. Como tradição de muitos anos, a Igreja Católica dedica as segundas-feiras para rezar pelas Almas do Purgatório.

Dia de Finados

Tradição do Dia de Finados
Mesmo que várias culturas possuam hábitos ou celebrações de memória aos mortos e cada qual realize seus próprios rituais conforme suas crenças, um hábito em comum na maioria delas é o ato de acender velas aos mortos. Leia também Como é celebrado o Dia de Finados ao redor do mundo.

"Durante a oração, há um aumento das beta-endorfinas cerebrais, o que pode contribuir para a sensação de bem-estar e analgesia", destaca o psiquiatra.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Rezar antes de dormir significa que a partir deste instante a nossa vida fica em poder do sagrado, do divino, do mistério, sob o olhar de Deus – Ele, o Criador, que no mais profundo de todas as noites vela, guarda e pacifica suas criaturas!

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

A missa de sétimo dia – que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte – é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.

Missa de sétimo dia: Uma tradição cristã brasileira. A missa de sétimo dia é uma homenagem e despedida para o ente querido e também um momento para orações pelo acolhimento de sua alma no céu e por um descanso eterno.

7 dicas para amenizar a dor da perda de entes queridos

  1. Viva o luto. Se quem sofreu uma grande perda foi você, saiba que viver o luto é fundamental no processo de superação. ...
  2. Compartilhe a dor. ...
  3. Cuide da saúde. ...
  4. Busque ajuda psicológica. ...
  5. Foque nas boas memórias. ...
  6. Reorganize a sua vida. ...
  7. Não se culpe por superar o luto.

Podemos, portanto, orar pelos espíritos, onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera. Da mesma forma que ligamos pelo celular para alguém que mora em outro país, podemos também orar de qualquer lugar para os entes queridos que vivem na pátria espiritual, usando o "celular" do pensamento.

Defesa da vida, do casamento e virtudes

  1. Praticar esportes. Atividade física é aquele tipo de coisa eclética que dá para fazer tanto sozinho quanto em grupo. ...
  2. Ler. Não é segredo para ninguém que ler pode acalmar a alma e nos transportar para outros lugares. ...
  3. Ouvir música. ...
  4. Tirar um tempo de para a reflexão. ...
  5. Cultivar amizades.

Para obter a vida eterna, devo amar a Deus e a meu próximo como a mim mesmo. É proveitoso lembrar que a parábola do bom samaritano foi a maneira de Jesus responder às perguntas: “Que farei para herdar a vida eterna?” e “Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:25, 29).