É bom raspar a virilha?

Perguntado por: lbarros7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Remover os pelos pubianos também pode ter um lado positivo. Em alguns casos, depilar a região íntima pode ajudar a tratar inflamações recorrentes das glândulas presentes na virilha, assim como os folículos, o buraquinho por onde o pelo sai.

Num estudo recente verificou-se, no caso de mulheres com depilação integral, um aumento da prevalência de infeção pelo vírus do papiloma humano, clamídia e herpes genital.

O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Use uma lâmina afiada
Não use uma lâmina cega ao depilar qualquer área do corpo, especialmente a virilha. Troque a lâmina regularmente, especialmente se começar a puxar o pelo, parecer áspera na pele ou você observar que está coçando mais do que o normal depois da depilação. São sinais de que é hora de trocar a lâmina.

A preferida deles: LISINHA
Em segundo lugar ficou a “Pista de pouso”, seguida do empate do “Moicano” e “Martini” e por fim o “Infarto”. Mas antes de se render aos delírios masculinos, vale lembrar que a Depilação íntima total aumenta em 80% os casos de DST.

RASPE NA DIREÇÃO CERTA
Depois, siga essas instruções: raspe contra o crescimento dos pelos tpara um resultado mais eficaz, mas se a sua pele é sensível é melhor raspar na direção do crescimento. Você pode alternar movimentos longos e curtos para alcançar todos os pelos.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar.

A região dos grandes lábios é uma área que muitas mulheres não gostam de ter pelos, pois há muitos incômodos e problemas relacionados aos pelos dessa área. Por isso, a depilação a laser nos grandes lábios pode ser o ideal para lidar com isso!

“Não é uma questão de higiene e sim de estética”, destaca. Teoricamente, os pelos servem para proteção da pele. Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem a pele e as glândulas locais.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

"Na depilação, a camada córnea é removida e isso faz com que a pele fique especialmente sensível. O ideal é que não se faça a depilação logo antes da relação sexual, pois o atrito pode irritar a epiderme.

Hidrate-se. Evite o uso de cremes, óleos e hidratantes logo após a depilação, pois os poros ficam abertos e esses produtos podem obstruí-los. Vá de creme pós-depilatório e tome bastante água, para se hidratar de dentro para fora.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Fisicamente falando, os pelos púbicos servem como uma barreira protetora para os tecidos genitais, principalmente para a delicada abertura vaginal (5). A pelugem também serve como uma camada antifricção que te protege contra machucados na pele (6).

Continuar lendo É bom raspar o rosto?