É bom pegar dinheiro emprestado com agiota?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O que é agiota e por que NÃO devemos pedir dinheiro emprestado dessa forma? A prática de solicitar um empréstimo com agiota, apesar de tentadora, é ilegal, perigosa e conta com juros altíssimos. Entenda porque você deve fugir dessa promessa de “dinheiro urgente”!

Um agiota oferece dinheiro emprestado sem estar no mercado de crédito e, portanto, sem seguir as regras que bancos e instituições financeiras respeitam. Isso pode parecer vantajoso e menos burocrático, porém, existe uma série de riscos para a integridade física de quem solicita dinheiro com agiotas.

Assim, o agiota está sujeito a pena de dois a oito anos de prisão e multa. Existem casos em que agiotas perseguem a família do devedor ou ameaçam tomar casa e demais bens caso a dívida não seja paga dentro do prazo. Nestes casos e com o citado acima, fica claro que esta é uma prática criminosa e bastante perigosa.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).

Funciona mais ou menos assim: o agiota vai até a casa do interessado com o dinheiro, empresta-o e diz que será cobrado uma taxa de 20%. Caso a pessoa interessada não pague, os juros de 20% serão pagos ao mês, até a quitação total do débito.

Para acabar com a angústia da vítima, é necessário que ela vá até uma delegacia de polícia e faça a notícia-crime, desse modo ela irá narrar o fato ocorrido e explicar os juros abusivos. Dessa forma, ocorrerá a investigação, onde que, se for identificado a conduta criminosa, o delegado poderá indiciar o criminoso.

Agiotagem é uma prática criminosa e, devido a isso, não é possível encontrar um agiota confiável. Caso você sofra algum tipo de retaliação por parte dele, terá que recorrer à justiça para obter proteção ou adquirir seus bens de volta.

Como identificar um agiota?

  1. Taxas de juros acima do permitido por lei - se você tem dúvidas sobre a taxa ser abusiva, basta conferir as taxas de juros de todos os bancos disponíveis no site do Banco Central.
  2. Prazos curtos para o pagamento;
  3. Dispensam a comprovação de renda;
  4. Não possuem autorização do Banco Central.

A pessoa física pode solicitar um crédito de até R$ 1 mil e o MEI poderá solicitar um empréstimo no valor de até R$ 3 mil, com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês. Sendo que a pessoa física não precisará ir a uma agência bancária, tudo poderá ser feito pelo aplicativo Caixa Tem.

As instituições financeiras/bancárias estão permitidas a cobrarem juros moratórios superiores a 12% ao ano, porém, é exigido que a taxa de juros esteja especificada no contrato para que se possa verificar, em cada caso, se ela é abusiva ou não.

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.

Mas especialistas afirmam que emprestar dinheiro enfrenta tabus sociais sobre discussão de finanças e cria um desequilíbrio de poder em um relacionamento próximo de confiança. Isso pode potencialmente fazer com que as partes sintam emoções complexas, como vergonha, constrangimento e raiva.

Em Provérbios 21, por exemplo, Salomão chama atenção para a importância do planejamento financeiro: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria”, escreve, no verso 5.

Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo, em uma determinada quantia de dinheiro. Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro.

Agiotagem é aquela prática — que é considerada crime! — em que uma pessoa empresa dinheiro a outra com juros excessivos, acima dos limites permitidos pela lei. O empréstimo entre pessoas físicas, por outro lado, é regulamentado e, por isso, seguro.

Algumas credoras também possuem opções de crédito própria para quem está nessa situação. Existem empresas especializadas em fornecer empréstimo pessoal para pessoas com restrição no nome, a liberação depende do valor do empréstimo e os juros são mais altos, já que tem um histórico de não pagamento de contas.

  1. Fazer vendas pela internet. Hoje em dia existem muitos sites de compra e venda de produtos usados. ...
  2. Pedir a ajuda dos parentes. Se você acredita que algum familiar pode ajudá-lo neste momento, procure conversar e explicar a situação emergencial. ...
  3. Vender as férias do trabalho. ...
  4. Fazer um bico no final de semana.

Aprovação para negativados ou com nome sujo. Para conseguir um empréstimo de 500 reais, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar renda e, no caso da SuperSim, ter um aparelho celular para instalar o aplicativo da empresa. Além disso, com a parceria da Serasa é possível fazer um empréstimo com garantia do celular.

Melhores formas de como conseguir dinheiro rápido e fácil

  • Revender produtos de grandes marcas online.
  • Ganhar dinheiro por indicação ( Kwai)
  • Ser freelancer de marketing digital.
  • Vender produtos usados ou fazer um brechó
  • Oferecer serviços ou dar aulas.
  • Vender comida e doces.
  • Ser cuidador de pets.

Neste caso, duas opções se mostram mais fáceis: pedir um empréstimo urgente ao banco do qual é correntista, pois assim o valor é depositado no mesmo dia da aprovação; ou pedir um crédito pessoal online, que possibilita que seja feita a cotação e a contratação sem sair de casa.