É bom passar vinagre na queimadura de sol?

Perguntado por: oescobar7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

Qualquer tipo de vinagre serve. Puro, sem diluir em água. Faça compressas por uns 30 minutos.

Já o vinagre possui a capacidade de neutralizar a sensação de desconforto no local. Kátia esclarece ainda que, se algum tentáculo ficar grudado na pele, não se deve puxar quando estiver fora da água. “Se precisar, faça isso ainda dentro do mar, com a área submersa.

Hidrate a queimadura com loção de aloe vera ou babosa
A tradição de usar a planta da babosa {ou aloe vera, como também é chamada} para diversas receitas caseiras tem fundamento., Saiba que a planta tem, sim, uma função no alívio dos sintomas das queimaduras solares.

Chá de camomila gelado
Com efeito calmante, o chá diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol. Para dar resultado, ele deve ser aplicado de duas a três vezes ao dia. “A mistura deve ser bem concentrada: dois saquinhos de chá para um copo de água”, ensina Maria.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

As queimaduras solares provocam uma pele avermelhada e dolorida. Queimadura solar grave pode provocar edemas e bolhas. Os sintomas podem começar logo após a primeira hora de exposição e, normalmente, atingem seu pico no período de três dias (geralmente entre 12 e 24 horas).

O vinagre tem uma ação antibacteriana, ajuda a melhorar a digestão, regular o açúcar no sangue, favorecer a perda de peso, regular o metabolismo das gorduras e atuar como antioxidante, ajudando assim na prevenção de doenças.

OS CREMES CICATRIZANTES PODEM OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO
Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor.

Prepare uma solução com duas colheres de vinagre e meio copo de água morna. Em seguida, aplique a solução em forma de compressa feita com um pano ou gazes, na região dolorida.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

nunca fure bolhas; – nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; – nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; – nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Conheça as pomadas mais recomendadas pelos médicos para iniciar o tratamento para queimaduras de primeiro grau

  • Bepantol. ...
  • Nebacetin. ...
  • Esperson.

Qual tipo de pomada pode ajudar para as queimaduras e vermelhidão causadas pelo Sol? Pomadas de Calêndula, essa pomada pode ser encontrada nas casas de produtos naturais e é ótima para a regeneração da pele.

Uso via oral de analgésicos como o paracetamol pode diminuir a dor local e a vermelhidão. Consulte-se com seu dermatologista para saber qual é a melhor opção.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

"Tudo vai depender do tipo de queimadura, podendo levar de 3 a 4 dias ou até 2 semanas", explica a dermatologista. Enquanto isso, a regra é esperar que a pele se recupere da vermelhidão para se expor no sol de novo - e dessa vez sem esquecer o protetor!