É bom passar protetor solar com cor?

Perguntado por: eesteves7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Embora cause prejuízos menores do que os raios UV, a luz visível pode influenciar diretamente na saúde da pele a longo prazo, causando manchas, flacidez e outros sinais de envelhecimento. Por isso, vale a pena incluir um protetor solar com cor na sua rotina de skincare para garantir um rosto mais protegido e uniforme.

Há quem afirme que o uso do protetor solar com cor durante o verão não é uma boa opção, principalmente ao ir à praia ou à piscina. Mas isso não passa de um mito: é possível, sim, utilizar o produto pigmentado durante a exposição solar intensa e ainda garantir proteção para a sua pele.

Posso substituir a base pelo protetor solar com cor? Sim! Afinal, além de proteger seu rosto, o filtro solar com cor tem a vantagem de uniformizar o tom da pele e esconder manchinhas e linhas de expressão. Em dias muito quentes, ele é a melhor opção, pois a base tende a incomodar no calor.

O protetor solar facial não clareia o tons naturais da pele, ele apenas colabora com o clareamento dos pontos hiperpigmentados do rosto que são os motivos do aparecimento das manchas da pele, com o uso do protetor solar facial diário é possível garantir a uniformização do tom da pele.

No caso do protetor solar com cor, além de proteger a pele dos raios UVA e UVB, também a protege contra a hiperpigmentação causada pela luz visível. “Essa radiação provém do sol e também de lâmpadas artificiais, bem como de equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e celulares.

Apesar de muitas pessoas não saberem, o filtro solar também deve ser removido antes de dormir, para evitar a obstrução de poros e possibilitar que a pele fique livre de qualquer resíduo durante a noite.

Porém, quando o assunto é passar protetor solar à noite, um ponto muito importante é não aplicá-lo na hora de dormir, já que pode obstruir os poros, causar alergias e coceiras. Use-o no momento em que estiver acordado e, antes de ir descansar, limpe o rosto e realize a sua rotina de skincare.

Não fazem mal para a pele serem utilizados à noite.

Você pode aplicar o protetor solar com cor de várias maneiras: pode ser com os dedos, pincel ou até mesmo com uma esponja de maquiagem. Antes de usar o produto, certifique-se de que o protetor solar é do tom próximo ao da sua pele. Aplique uma camada fina em toda a região do rosto, espalhando bem para não manchar.

Sim! O facial pode ser utilizado todos os dias para fazer o acabamento da sua maquiagem. Inclusive, você pode usá-lo junto com o protetor solar! Basta aplicar o protetor solar antes do ou base e depois do hidratante de sua preferência, pois a pele ficará hidratada, protegida e maquiada por mais tempo.

A fotoproteção diária é o caminho ideal! E mais: utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.

Passo 1: Limpe a pele com o seu sabonete facial ou água micelar de costume; Passo 2: Com a pele limpa e seca, aplique os produtos de tratamento indicados para o seu tipo de pele: creme hidratante, creme anti rugas e creme para a área dos olhos, por exemplo.

Isso acontece porque os protetores solares com cor geralmente têm FPS mais alto, garantindo a proteção total, pois eles agem como uma barreira física contra o sol, protegendo contra os raios ultravioletas e também os raios visíveis, representados através das siglas UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B).

“Ele deve ser reposto a cada 2 ou 3 horas, isso é necessário para ter a proteção completa”, explica a Dra. Marcele.

Batom, base, protetor solar e produtos à base de óleo não devem ser armazenados na geladeira.

"Se você estiver com a pele sensível e em um ambiente com muita luz, não há nada de errado em usar protetor solar à noite. Lembrando que a luz também mancha e assim você se protege da luz visível. Se você aplica ácido para dormir, aí não tem sentido, não precisa.