É bom passar alho na espinha?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Alho: Esse tempero natural contém uma substância chamada alicina. Ela age como um poderoso bactericida e anti-inflamatório e, por essa razão, é um aliado na redução da acne.

“Os efeitos adversos do alho cru na pele são duplos. Pode causar diretamente uma queimadura química e, em indivíduos sensibilizados, provocar uma reação alérgica, resultando em dermatite de contato”, escreveram os autores do artigo.

Descasque um dente de alho, corte-o ao meio e esfregue-o na área mais afetada do rosto, onde as espinhas e os cravos forem mais abundantes. Deixe agir durante alguns minutos. Lave o rosto com bastante água.

Estudos recentes mostraram que alimentos de alto índice glicêmico - que fazem com que o nível de açúcar no sangue aumente - podem piorar a acne. Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne
Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

A solução evita o ressecamento da pele, regula o pH e é usada para amenizar a aparência de cicatrizes. Misturados todos os ingredientes, mantenha a mistura escolhida em repouso durante uma hora e passe na pele fazendo movimentos circulares para uma boa esfoliação, deixando agir por 20 minutos.

Aplique com um cotonete em cima da espinha antes de dormir. Ao acordar, lave bem o local e aplique protetor solar não oleoso na região (mesmo que você fique o dia todo dentro de casa). Aplicar gelo ajuda a desinchar a região da espinha. O gelo é um anti-inflamatório natural e ajuda a desinflamar rapidamente a pele.

Passe um secativo
Aplique um produto que contenha ácido salicílico na fórmula. Ele ajuda a reduzir o inchaço da espinha, mesmo em poucas horas. Só não exagere na dose, para a pele não ficar com aspecto ressecado.

Manchas de acne
A aplicação nas áreas afetadas pode reduzir a inflamação e a vermelhidão, ajudando a acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, o gelo pode ajudar a prevenir a formação de novas espinhas, pois ajuda a controlar a produção excessiva de óleo.

Você deve aplicar os cremes e loções para combater a acne diariamente após limpar a pele e antes de dormir para ajudar a suavizar as cicatrizes deixadas por acnes antigas.

Faça uma máscara com pepino – vegetal que tem ação calmante, cicatrizante e clareador, além de diminuir o inchaço das espinhas. Para fazer a máscara, é só bater meio pepino com uma colher de aveia. Passe a mistura no rosto, deixe agir por 20 minutos e lave com bastante água. Pode repetir isso três vezes por semana.

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas os limões são antibactericidas e ajudam no tratamento da acne. Corte uma fatia da fruta e esprema sobre a pele do rosto e os cravos logo irão desaparecer.

Limpa a pele
As propriedades antibacterianas e antioxidantes do alho podem limpar sua pele matando bactérias causadoras de acne. Um estudo mostra que esfregar alho cru sobre espinhas pode limpar sua pele.

Esmague bem a cebola fresca num pilão e de seguida coloque a mesma numa liquidificadora e adicione meia chávena do vinagre até conseguirmos uma mistura homogénea. De seguida aplique na pele com ajuda de um disco de algodão. Deixe atuar durante 30 minutos. Lave bem com água a zona que aplicou a receita.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

A dermatologista chama a água do mar de panaceia, ou seja, algo como um “remédio” ao qual é atribuído a capacidade de curar tudo. Porém, a acne pode acabar se beneficiando de seu efeito esfoliativo e de limpeza dos poros. “O sal pode, teoricamente, tirar a oleosidade e secar as espinhas”, esclareceu.