É bom morar no frio?

Perguntado por: vmodesto . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Apesar de parecer que o frio nos deixa mais lentos, estudos mostram que ele nos ajuda a focar e pensar melhor além de impulsionar o funcionamento cerebral.

O tempo frio aumenta o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, porém aqueles com maior risco de doenças/ agravos incluem idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas ou com limitações físicas/ mentais.

Um estudo recente descobriu que a temperatura perfeita para os seres humanos é 22°C. O estudo analisou 1,7 milhão de pessoas norte-americanas, avaliando-as em relação a cinco traços de personalidade: agradabilidade, consciência, estabilidade emocional, extroversão e abertura a novas experiências.

As baratas, pernilongos, mosquitos e derivados ficam bem quietinhos no lugar deles. Um GRANDE motivo para preferir o frio. PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA? Botas de cano alto, cachecol, sobretudos…todo mundo fica chique no inverno, mesmo sem nem tentar.

É uma reação de proteção do organismo, que tende a buscar equilíbrio com o clima externo. Então, de acordo com a ciência, podemos afirmar que não, o frio não é psicológico (SOUZA, 2013).

No inverno, o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura e é inclusive por isso que tendemos a buscar alimentos mais ricos e que nos aqueçam. É normal.

Nutricionista mostra que alimentos ricos em nutrientes e vitaminas deixam o organismo resistente, ficando menos suscetíveis aos resfriados. No inverno, as temperaturas ficam mais amenas, os dias mais curtos e as noites mais longas. Por isso, o aparecimento de resfriados fica mais propenso.

Atualmente, o calor e o frio não têm a mesma incidência na mortandade: as baixas temperaturas estão relacionadas com até 10 vezes mais mortes do que o calor.

O frio causa diminuição da temperatura corporal, o que reduz a capacidade de resposta do sistema imunitário e favorece a atividade de vírus respiratórios, ficando o organismo mais susceptível a infeções.

As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas: friorento, friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa que sente mais frio do que os outros ou a um lugar onde faz muito frio. A palavra friorento é a mais utilizada e a socialmente mais aceite.

"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner. Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas.

Intolerância ou sensibilidade ao frio, está ligado a uma série de fatores, dentre eles, os que podem ocasionar o aparecimento do sintoma são: Anemia. Anorexia. Condições gerais que fazem com que a pessoa tenha pouca gordura no corpo.

De acordo com um estudo publicado no periódico Proceedings of the Nacional Academy of Sciences (PNAS), temperaturas mais altas também têm relação com o aumento de 2% em questões de saúde mental, como estresse, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

Não podemos esquecer-nos também de que a saúde humana pode ser afetada gravemente com as alterações climáticas. Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global.

O clima se faz presente, por exemplo, pela umidade e temperatura, regulando o estilo de vida, assim como o vestuário, determinando dias frios, secos, úmidos e quentes. Além disso, determina a produção de alimentos na agricultura, assim como o tipo de alimento que será produzido.

Oymyakon
Segundo informações da BBC (veja aqui), a cidade de Oymyakon, na Rússia, é a cidade mais fria do planeta fora da Antártida. No inverno, as temperaturas por lá marcam, em média, -45°C. Na Rússia, os ventos são comuns o ano inteiro, sendo eles decorrentes da temperatura média registrar números muito baixos.

Vá devagar. Comece abaixando a temperatura do chuveiro diariamente, pouco a pouco. Ir do quente para o frio de uma hora para a outra pode ser mais difícil. Se preferir, alterne entre água quente e fria no banho para acostumar-se às mudanças rápidas de temperatura.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

Continuar lendo É bom morar em Cuiabá?