É bom misturar álcool e gasolina?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

Em geral a melhor opção é: (Na média, uma relação de 73% ou menos do preço do etanol em relação ao preço da gasolina, favorece o uso do álcool. Se for 74% ou mais, use gasolina.)

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

O etanol melhora o desempenho do motor, porém, como possui um poder calorífico menor, chega a consumir cerca de 30% a mais que a gasolina. Assim, quem trafega na cidade ou realiza viagens com subidas acentuadas, o ideal é não utilizar o etanol, pois a autonomia será menor.

Se o motorista prefere autonomia, o ideal é abastecer apenas com gasolina. Isso porque o consumo do derivado do petróleo é menor. Mas se faz questão do desempenho, não há dúvidas, o melhor é encher o tanque com etanol.

Sim, o álcool tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo do etanol é bem maior.

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Essa diferença acontece devido ao valor de octanagem de cada combustível. No caso da gasolina, estamos falando de cerca de 85 octanos, enquanto o álcool tem cerca de 110 octanos, o que significa que ele suporta uma compressão maior do que a gasolina.

Desempenho do motor
Por possuir maior octanagem, o álcool se torna mais resistente à detonação. A octanagem do etanol comum é de 110, enquanto a da gasolina é de 87. Uma outra vantagem do etanol é em relação à potência do motor. O álcool possui uma massa específica maior em comparação à gasolina.

"Para viajar grandes distâncias, é importante ter autonomia. Na estrada, você não sabe quando vai encontrar postos de gasolina, então é importante usar um combustível que tenha mais rendimento. O álcool sai mais em conta e oferece uma resposta rápida na performance, por isso, pode ser usado dentro das cidades."

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

Quando você está procurando por mais potência no motor, deve optar por abastecer com etanol. Porém, como ele tem apenas 70% do poder calorífico da gasolina, acaba sendo consumido mais rápido. Essa é a razão pela qual um litro de etanol rende menos quilômetros rodados do que o combustível fóssil.

Com etanol, temos o contrário: o motor demora mais a aquecer, o consumo de combustível é maior (em comparação à gasolina), mas, em compensação, o carro fica mais rápido, isto é, acelera melhor e possui melhor retomada de velocidade.

Benefícios dos carros a gasolina
Os carros a gasolina apresentam melhor potência e rendimento no abastecimento, mas o combustível é mais caro.

Esse cálculo existe porque a gasolina rende mais do que o álcool.

E não é necessário esperar um combustível acabar para colocar do outro. Se o carro for zero km, você pode abastecer da forma como lhe convir. No entanto, há especialistas advertem que a mudança brusca de combustível pode causar alguns problemas no motor do veículo.