É bom limpar o ouvido com cotonete?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas, mas totalmente desaconselhado pelos médicos.

"Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos", alerta Lazarini.

Embora seja um hábito muito comum, limpar o ouvido com cotonete pode trazer sérios riscos e complicações. Além da possibilidade de ocorrer infecções, como a otite, o uso das hastes flexíveis pode causar lesões e até mesmo perfurar o tímpano, que nesse caso exige cirurgia para correção.

Um pano úmido. Uma das maneiras mais corretas de limpar os ouvidos e passar neles um pano umedecido com água morna. A temperatura ajuda a cera de desgrudar da parede dos ouvidos e sair com mais facilidade. O ideal é usar o dedo mesmo para passar.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum entre as pessoas. Mas totalmente desaconselhado pelos médicos. É que as hastes flexíveis empurram a cera para dentro do ouvido, dando a falsa sensação de limpeza. O uso contínuo de cotonetes faz com que a pele comece a descamar.

Como fazer a limpeza dos ouvidos em casa? Faça correr água morna ou solução salina dentro de seu canal auditivo. Para isso, você pode utilizar um kit de irrigação auricular. Só faça isso se seus tímpanos estiverem intactos e não houver sinais de perfuração, como dor de ouvido, secreção purulenta ou sanguinolenta.

Como o ouvido é rico em terminações nervosas e fibras sensitivas, o estímulo, de fato, pode gerar uma sensação imediata de alívio e prazer. Há também aqueles que se preocupam excessivamente com a limpeza do ouvido e acreditam (erroneamente) que toda e qualquer cera deve ser removida.

O USO DE COTONETES
Já que o próprio corpo humano é responsável por eliminar naturalmente o excesso de cera encontrado nos ouvidos, a utilização de cotonetes não se faz necessária para a retirada de cera. Pelo contrário, o seu uso é perigoso e pode acarretar danos à saúde auditiva!

Problemas causados pelo uso do cotonete
A utilização das hastes flexíveis com pontas de algodão tende a empurrar o cerume (termo médico referente à cera de ouvido) na direção do tímpano, obstruindo assim o canal auditivo externo. Isso piora a audição ao em vez de melhorar.

Essa recomendação está correta e visa proteger o canal auditivo e evitar lesões como perfurações. Apesar da indicação, usar cotonete diariamente é um hábito amplamente cultivado. Se você também costuma usar hastes flexíveis no ouvido com frequência, esse post é para você.

Além disso, esteticamente não é agradável o excesso de cera. Mas o ouvido é um órgão que é “autolimpante”, não precisando higienizar a parte interna. Não existe uma frequência correta para limpar os ouvidos, mas o ideal é secá-lo após o banho e fazer a limpeza com a toalha.

Segundo os especialistas, a prática pode causar sérios problemas, inclusive perfurações no tímpano que podem levar à surdez. Por mais difícil que seja, é preciso controlar o ímpeto de recorrer às hastes flexíveis para aquela “limpeza completa” dos ouvidos.

Embora seja um técnica simples, a lavagem não deve ser feita em casa, já que o ouvido tem mecanismos naturais de retirar a cera. Assim, esta técnica apenas deve ser usada quando é indicada pelo otorrinolaringologista.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.