É bom ligar a TV no estabilizador?

Perguntado por: lrocha2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Segundo ele, atualmente, com o desenvolvimento de fontes de alimentação universais que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, o uso de estabilizadores é desnecessário.

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

No entanto, os estabilizadores ainda podem ser usados para aparelhos menos valiosos, mais antigos e, que não tenham fontes, como alguns equipamentos de som, rádios simples, luminárias etc.

Estabilizador PowErest Abs TS Shara – 300VA
Esse é um dos melhores estabilizadores de energia para quem procura um modelo com funcionamento inteligente.

Como assim, Tecmundo? É simples, todos eles são construídos com um fusível de proteção, que é queimado em situações de tensão muito instável da rede elétrica. Quando isso acontece, o estabilizador deixa de funcionar e o fornecimento de energia é interrompido.

- O estabilizador pode ficar sempre ligado? Não há restrição ou recomendação dos fabricantes sobre deixar o equipamento sempre ligado. No entanto, é preciso considerar que o consumo de energia da sua casa tende a ficar maior e, consequentemente, a sua conta de luz ficar mais cara.

Dicas de como utilizar um estabilizador:
Nunca instale em locais úmidos. Ou seja, procure evitar lugares que contenham líquidos inflamáveis e vapores químicos; Deixe um espaço livre para a ventilação.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Como prevenir o burn-in? Para prevenir o burn-in, você deve fazer justamente o que não é recomendado para a sua TV, ou seja, não deve deixar a tela do aparelho exibindo imagens estáticas por muito tempo. Portanto, evite manter a TV em canais de tela estática por muito tempo (como aqueles canais de música da TV a cabo).

Sendo um condutor de corrente elétrica para todos componentes que compõem o desktop, não surpreende tanto saber que o estabilizador de eletricidade exija, estimativamente, a partir de 350W.

Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. O estabilizador não ajuda em nada. O mito de que computador queima se ligar direto na tomada vem do fato de que, em muitas regiões do Brasil, a tensão é 220V.

Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.

Evite que todos os eletrônicos fiquem conectados em apenas um multiplicador de tomadas, já que pode acontecer algum curto-circuito e até mesmo causar acidentes. Depois, deixe os eletrônicos separados para não aquecê-los demais e danificar a TV pelo calor excessivo.

O filtro de linha serve para aumentar o número de tomadas disponíveis, além de evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos eletrônicos. Assim, é possível conectar uma série de dispositivos à luz, como impressora, videogame, TVs e outros tipos de aparelhos próximos.

É possível sim, mas não recomendável em 1º porque aumentaria o consumo de energia e em 2º porque tanto o uso de nobreak e/ou estabilizadores atrapalham o desempenho das fontes que estes aparelhos possuem. Só use este tipo de aparelho se realmente for indispensável para o funcionamento dos aparelhos citados.

Os motivos para estalarem são os mais variados, entre eles defeitos no próprio aparelho e variações na rede elétrica, além da falta de um aterramento adequado e muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Com tudo isso exposto, não é recomendado o conserto ou qualquer outra medida corretiva no próprio estabilizador.

Se está apitando significa que está detectando uma falha. A atitude, então, não é mais de apenas qualificar e resolver a demanda do Nobreak, mas de toda a infraestrutura de rede. Se Nobreak precisa de habilitar a contingência, ser acionado e notificar, a energia está falhando.

Por exemplo, se você adquiriu um estabilizador de voltagem de 600 VA e quer saber quanto realmente ele pode suportar em carga dada em W (watts), faremos a multiplicação de 600 VA x 0,6 = 360 W.

Assim como um estabilizador, o nobreak também é capaz de estabilizar a tensão de entrada nos dispositivos, oferecendo proteção contra surtos de energia. Porém, o diferencial é exatamente a bateria de nobreak, o que pode ser útil para diversas aplicações.