É bom ler em voz alta ou mentalmente?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização. Mas por que isso acontece? Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

Cada coisa a seu tempo. Para gostar de ler é preciso ler aquilo que lhe dá prazer, mesmo que isto seja um gibi! Para criar o hábito da leitura, reserve um tempo do seu dia para praticar. Para que isto dê certo é preciso ser rigoroso, nada de dizer “ah, eu leio amanhã”.

Pirâmide de aprendizagem
De acordo com Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. Desse modo, a porcentagem de retenção equivaleria a: Ler – 10% Ouvir – 20%

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Livros para ficar mais inteligente e alcançar objetivos

  1. A Arte Da Guerra, de Sun Tzu.
  2. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman.
  3. 60 Dias Para Aumentar O Poder Da Sua Mente, de Ryuta Kawashima.
  4. O Poder Do Hábito, de Charles Duhigg.
  5. Uma Breve História de Quase Tudo, de Bill Bryson.
  6. Cartas extraordinárias, de Shaun Usher.

O mais importante é que faça parte da rotina e seja uma atividade ainda mais frequente. E isso é possível através de algumas estratégias, como: reservar um momento do dia para a leitura, ter sempre um livro de cabeceira e, claro, escolher os livros mais interessantes.

Ler a mente de uma pessoa é nada mais do que observar certos sinais para inferir o que ela está pensando. Isto é diferente da telepatia — aquela habilidade sobrenatural com a qual é possível saber exatamente o que passa pela cabeça de alguém —, tendo mais a ver com o que alguns psicólogos chamam de "precisão empática".

Além de proporcionar momentos de diversão e afeto, a leitura em voz alta colabora com o desenvolvimento da fala e com o processo de alfabetização. Afinal, ouvir e falar estão entre nossas primeiras habilidades.

Significado de Ilegível
adjetivo Que não se consegue ler; indecifrável: documento ilegível; letra ilegível. Que não pode ser lido com clareza; cuja leitura é muito difícil; incompreensível.

Leitura diária: As regras também são diferentes para os jovens. Uma lista de diretrizes da Universidade de Albany recomendava que as crianças gastassem, ou melhor, investissem em média 15 a 20 minutos lendo todos os dias – e isso está muito além de qualquer leitura que possam estar fazendo na escola.

A leitura não exige necessariamente uma ação do indivíduo. No entanto, ela é mais eficaz quando o sujeito se posiciona sobre aquilo que está lendo. Conforme visto, ler faz parte de estudar, mas estudar não se restringe a apenas ler. Assim, você tem mais chances de conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

Lembre-se, a leitura faz parte dos estudos, mas estudar não se restringe a apenas ler. Se você anotar todo final de dia tudo que aprendeu ao longo do seu dia, vai permitir novas conexões e fundamentar o aprendizado. Agora você já sabe a diferença entre estudo e leitura e como a partir disso pode turbinar seus estudos.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

A seguir, confira 8 sinais que não são tão óbvios de que você é uma pessoa inteligente:

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

Qualquer um que estiver disposto a se tornar um gênio, pode se tornar. Não existe o que seja capaz de vencer o seu comprometimento em trabalhar duro até conseguir. A decisão é sua. A maioria das pessoas nunca vai escolher ser um gênio.

As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.

Telepatia com indivíduos específicos – sua personagem tem a habilidade de ler a mente de uma pessoa (ou um grupo de pessoas) específica(os).

Ler protege a mente hoje e no futuro
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Estabeleça metas diferentes
Você pode, por exemplo, estipular o objetivo de ler 5 páginas por dia para começar e, conforme for pegando gosto, aumentar o número para 10, 15, capítulos inteiros e assim por diante. Sempre que possível, escolha um outro livro para ficar como próximo da lista ao terminar sua leitura.

Em A arte de ler mentes, Henrik Fexeus ensina tudo o que você precisa saber para influenciar pessoas e ler os sinais conscientes e inconscientes emitidos pelo corpo, pela mente, pela fala e pela personalidade de cada indíviduo.